Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, ESCOLA E TERRITÓRIO NO POVO JENIPAPO-KANINDÉ, EM AQUIRAZ/CE

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A Educação Escolar Indígena é uma importante conquista dos povos originários. A Constituição Federal do Brasil em 1988 apresentou avanços mobilizados por todas as etnias indígenas que almejavam uma Educação que dialogasse com os territórios indígenas. O povo Jenipapo-Kanindé situado no distrito de Jacaúna, município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará, celebrou em 2009 a inauguração da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé. A chegada da escola representou a luta e as articulações do povo Jenipapo-Kanindé no fortalecimento da organização social e política do território. A Educação Geográfica e suas práticas possibilitam construir o conhecimento atrelado ao cotidiano do (a) estudante ao considerar sua trajetória e a “bagagem” que carregam em si. As práticas utilizadas fortalecem e expressam as intensas relações entre o ambiente escolar e a aldeia. Com isso, o presente trabalho possui como objetivo compreender as interrelações entre a escola e o território partir da Educação Geográfica no povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz/CE. Para a realização do trabalho realizamos levantamento bibliográfico acerca de conceitos essenciais para o desenvolvimento da pesquisa: território, povo Jenipapo-Kanindé, Educação Escolar Indígena e Educação Geográfica, em seguida, apresenteremos resultados obtidos por meio dos trabalhos de campo e oficinas realizadas com os (as) estudantes. O presente trabalho faz parte dos resultados de dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foram diálogos construídos a partir de uma construção coletiva e engajada junto ao território Jenipapo-Kanindé.

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