DA INVISIBILIDADE À REDESCOBERTA: VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124147 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 1675 "titulo" => "DA INVISIBILIDADE À REDESCOBERTA: VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa tem como ponto de partida a fala de uma criança negra de 5 anos, que ao chegar da escola pergunta a sua mãe: “Mamãe, um dia eu vou ficar branco?”. Esse relato não é exclusivo de uma única criança negra no Brasil, e por isso que afirmamos ser necessário pensar as narrativas das crianças para denunciar o racismo predominante nas instituições de ensino brasileiras. É nesse caminhar que as infâncias negras são apresentadas nesta pesquisa, a partir do olhar social, afetivo e ativista de conhecer as narrativas tecidas pelas crianças negras no contexto da Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho, localizada na zona rural de Mossoró/RN. Tendo em vista a necessidade de descolonizar as infâncias pautando a representatividade negra, observou-se que são essas crianças que desde cedo enfrentam diversas dificuldades para chegar a escola e ter um mínimo de direito à educação garantido. Com isso, entendendo que o silenciamento em suas diversas formas de opressão se manifesta nas infâncias, e predominante nas infâncias negras, construímos uma pesquisa que teve como objetivo conhecer e compreender como as crianças negras se veem, destacando aqui os efeitos de colonialidade e utilizando-se do diálogo e da perspectiva alternativa e ativista de pesquisa, sob o suporte da literatura infantil. Como fundamentação teórica, utilizou-se de discussões trazidas por autores que tratam da colonialidade do poder-saber em consonância com a reflexão referente à racialização do poder." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 43: GEOGRAFIAS, GIRO DESCOLONIAL EPISTEMOLOGIAS OUTRAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1675_TB210_20102025130516.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATTEUS VINICIUS GOMES LUZ" "autor_nome_curto" => "MATTEUS LUZ" "autor_email" => "matteusluz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124147 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 1675 "titulo" => "DA INVISIBILIDADE À REDESCOBERTA: VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa tem como ponto de partida a fala de uma criança negra de 5 anos, que ao chegar da escola pergunta a sua mãe: “Mamãe, um dia eu vou ficar branco?”. Esse relato não é exclusivo de uma única criança negra no Brasil, e por isso que afirmamos ser necessário pensar as narrativas das crianças para denunciar o racismo predominante nas instituições de ensino brasileiras. É nesse caminhar que as infâncias negras são apresentadas nesta pesquisa, a partir do olhar social, afetivo e ativista de conhecer as narrativas tecidas pelas crianças negras no contexto da Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho, localizada na zona rural de Mossoró/RN. Tendo em vista a necessidade de descolonizar as infâncias pautando a representatividade negra, observou-se que são essas crianças que desde cedo enfrentam diversas dificuldades para chegar a escola e ter um mínimo de direito à educação garantido. Com isso, entendendo que o silenciamento em suas diversas formas de opressão se manifesta nas infâncias, e predominante nas infâncias negras, construímos uma pesquisa que teve como objetivo conhecer e compreender como as crianças negras se veem, destacando aqui os efeitos de colonialidade e utilizando-se do diálogo e da perspectiva alternativa e ativista de pesquisa, sob o suporte da literatura infantil. Como fundamentação teórica, utilizou-se de discussões trazidas por autores que tratam da colonialidade do poder-saber em consonância com a reflexão referente à racialização do poder." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 43: GEOGRAFIAS, GIRO DESCOLONIAL EPISTEMOLOGIAS OUTRAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1675_TB210_20102025130516.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATTEUS VINICIUS GOMES LUZ" "autor_nome_curto" => "MATTEUS LUZ" "autor_email" => "matteusluz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }