Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A CORPOREIDADE DA CRIANÇA NA EXPERIÊNCIA GEOGRÁFICA: APRENDIZAGEM COMO FORMA DE HABITAR O MUNDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124148
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "A CORPOREIDADE DA CRIANÇA NA EXPERIÊNCIA GEOGRÁFICA: APRENDIZAGEM COMO FORMA DE HABITAR O MUNDO"
    "resumo" => "Este artigo reflete sobre a importância da corporeidade na infância a partir da perspectiva fenomenológica, articulando-a com os fundamentos de uma educação geográfica que valoriza a experiência vivida. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter teórico-reflexivo, fundamentada na geografia humanista de base fenomenológica. A pesquisa aponta que práticas pedagógicas devem valorizar o "corpo próprio" infantil, promovendo vivências que articulem brincadeira, exploração e encantamento. Conclui-se que uma educação fenomenologicamente orientada exige espaços escolares acolhedores, onde a criança habite o mundo corporalmente, superando dicotomias entre razão e emoção. A pesquisa reforça a necessidade de uma pedagogia da escuta e da experiência, reconhecendo a corporeidade como linguagem primordial e território de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID31_TB211_19102025135731.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA DE OLIVEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Lygia"
    "autor_email" => "lygiao_ribeiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124148
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "A CORPOREIDADE DA CRIANÇA NA EXPERIÊNCIA GEOGRÁFICA: APRENDIZAGEM COMO FORMA DE HABITAR O MUNDO"
    "resumo" => "Este artigo reflete sobre a importância da corporeidade na infância a partir da perspectiva fenomenológica, articulando-a com os fundamentos de uma educação geográfica que valoriza a experiência vivida. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter teórico-reflexivo, fundamentada na geografia humanista de base fenomenológica. A pesquisa aponta que práticas pedagógicas devem valorizar o "corpo próprio" infantil, promovendo vivências que articulem brincadeira, exploração e encantamento. Conclui-se que uma educação fenomenologicamente orientada exige espaços escolares acolhedores, onde a criança habite o mundo corporalmente, superando dicotomias entre razão e emoção. A pesquisa reforça a necessidade de uma pedagogia da escuta e da experiência, reconhecendo a corporeidade como linguagem primordial e território de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID31_TB211_19102025135731.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA DE OLIVEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Lygia"
    "autor_email" => "lygiao_ribeiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância da corporeidade na infância a partir da perspectiva fenomenológica, articulando-a com os fundamentos de uma educação geográfica que valoriza a experiência vivida. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter teórico-reflexivo, fundamentada na geografia humanista de base fenomenológica. A pesquisa aponta que práticas pedagógicas devem valorizar o "corpo próprio" infantil, promovendo vivências que articulem brincadeira, exploração e encantamento. Conclui-se que uma educação fenomenologicamente orientada exige espaços escolares acolhedores, onde a criança habite o mundo corporalmente, superando dicotomias entre razão e emoção. A pesquisa reforça a necessidade de uma pedagogia da escuta e da experiência, reconhecendo a corporeidade como linguagem primordial e território de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.