Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ACESSO DE ESTUDANTES DE CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR: O CENÁRIO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS DE CÁCERES - MT

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O estudo analisa o acesso e a permanência de estudantes de classes populares no Ensino Superior, com foco no curso de Licenciatura em Geografia da UNEMAT, Campus de Cáceres-MT. Utilizando a teoria de Pierre Bourdieu, a pesquisa evidencia que, apesar da expansão de vagas pós-Constituição de 1988, as desigualdades sociais persistem no sistema educacional. Dados do ENADE (2021) e do Censo da Educação Superior (INEP) revelam que a maioria dos estudantes do curso de licenciatura em geografia da UNEMAT/Campus de Cáceres é oriunda de escolas públicas (80,8%) e possui renda familiar de até 3 salários mínimos (62%). Contudo, alunos com maior renda apresentam desempenho 20% superior, confirmando a influência do capital econômico no sucesso acadêmico. A pesquisa identificou desafios como a necessidade de conciliar trabalho e estudos (73% dos alunos), falta de recursos materiais (54% sem computador) e evasão elevada (32%), motivada por dificuldades financeiras (58%) e desânimo com a carreira docente (22%). Além disso, disparidades raciais foram observadas, com notas médias menores para estudantes pretos/pardos (4,9) em comparação aos brancos (7,2). Conclui-se que, embora haja acesso, as condições de permanência e sucesso são dessigaaiguais, reproduzindo hierarquias sociais. Como soluções, sugere-se a expansão de bolsas, inclusão de tecnologias digitais e apoio psicopedagógico para reduzir as barreiras enfrentadas por esses estudantes.

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