GEO-INQUIRY E FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO CLIMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES?
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A pesquisa foi realizada com estudantes de Pedagogia da Universidade de La Serena (Chile), onde o Geo-Inquiry é aplicado no curso de Pedagogia Geral Básica. Os dados foram coletados por meio de um questionário online com perguntas abertas e analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática (Bardin, 2010), com apoio do software Atlas.ti. Os resultados foram organizados em quatro categorias: (1) Experiências dos Estudantes, (2) Potencialidades do Geo-Inquiry, (3) Relações com Questões Socioambientais e (4) Desafios e Limitações da Metodologia. Constatou-se que o Geo-Inquiry estimula o pensamento crítico, a análise espacial, a autonomia investigativa e o engajamento dos estudantes com temas socioambientais. No entanto, dificuldades como a falta de formação específica, apoio institucional e restrições curriculares ainda limitam sua aplicação mais ampla. 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