Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

GERONTOEDUCAÇÃO: DESCONSTRUINDO ESTERÓTIPOS SOBRE O ENVELHECIMENTO

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O artigo aborda a importância da inserção do tema do envelhecimento no ambiente escolar, enfatizando a necessidade de desconstruir estereótipos sobre a pessoa idosa por meio da educação. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Manaus e utilizou metodologia qualitativa, combinando pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de questionários e entrevistas a professores e alunos. Fundamentada no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/03), a proposta destaca a obrigatoriedade da abordagem do envelhecimento nos currículos escolares como forma de promover o respeito, o conhecimento e a valorização dos idosos. A análise revelou que, embora haja respaldo legal, a temática ainda é pouco explorada nas escolas e enfrenta resistência por parte de alguns docentes. Ainda assim, ações foram implementadas por professores de diferentes áreas como Geografia, Língua Portuguesa, Biologia, Educação Física e Arte. O estudo defende a Gerontoeducação como ferramenta essencial para promover o diálogo intergeracional, valorizando a velhice como parte natural da vida e ampliando a compreensão sobre a Geografia do Envelhecimento. Assim, a escola se apresenta como espaço privilegiado para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sensível às diferentes gerações.

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