Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A LEITURA DAS DINÂMICAS POPULACIONAIS PELA GEOGRAFIA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A Região Metropolitana de Fortaleza a partir de suas transformações na dinâmica populacional ao longo das últimas décadas, possui potencialidade por meio da Geografia escolar para uma leitura crítica da realidade socioespacial abordando a relação entre as aulas de Geografia e o contexto dessas transformações que são vivenciadas e observadas pelos estudantes. Este trabalho examina a abordagem das dinâmicas populacionais no currículo de Geografia do ensino fundamental, com ênfase na rede municipal de ensino de Fortaleza. Por meio de uma análise qualitativa dos documentos oficiais, Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Diretrizes Curriculares Referenciais do Ceará (DCRC) e Diretrizes Curriculares Referencias de Fortaleza (DCRFor), além dos livros didáticos de Geografia. Identifica-se a perpetuação de discursos tradicionais centrados na quantificação de dados demográficos, frequentemente dissociados das experiências sociais, culturais e econômicas dos estudantes. A investigação reforça a necessidade de repensar as abordagens no ensino de Geografia para promover o entendimento crítico e contextualizado das populações, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade social e a realidade vivenciada pelos estudantes.

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