MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA LEITURA CRÍTICA DO CURRÍCULO CARIOCA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124206 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA LEITURA CRÍTICA DO CURRÍCULO CARIOCA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A intensificação dos extremos climáticos nos centros urbanos impõe desafios ao ensino de Geografia, sobretudo no que se refere à formação crítica dos(as) estudantes. Com base na perspectiva do materialismo histórico-dialético, este artigo tem como objetivo geral analisar como as mudanças climáticas são abordadas no documento “Priorização Curricular 2022”, referente ao componente de Geografia para o 6º ano da Rede Municipal do Rio de Janeiro, com ênfase nos extremos climáticos que incidem sobre a cidade do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com base na revisão bibliográfica e na análise crítica e ideológica do documento curricular. A análise está ancorada em questões orientadoras voltadas à presença das mudanças climáticas, sua articulação multiescalar e o potencial formativo do currículo. Os resultados apontam que o documento curricular analisado apresenta lacunas relevantes: a abordagem das mudanças climáticas é superficial e desvinculada dos extremos climáticos específicos que afetam a cidade do Rio de Janeiro, como as ondas de calor e as chuvas extremas. As habilidades propostas priorizam descrições e classificações, sem estimular uma análise crítica do espaço geográfico. Essa limitação reduz o potencial da Geografia escolar de contribuir para a compreensão aprofundada dos fenômenos extremos que impactam diretamente – e de forma desigual, a depender das condições socioeconômicas – a realidade vivida pelos(as) estudantes no contexto urbano carioca." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS CLIMÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA FORMAL E NÃO FORMAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID731_TB334_20102025153628.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DE SOUSA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LEVÍ" "autor_email" => "oficialleandrolevi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124206 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA LEITURA CRÍTICA DO CURRÍCULO CARIOCA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A intensificação dos extremos climáticos nos centros urbanos impõe desafios ao ensino de Geografia, sobretudo no que se refere à formação crítica dos(as) estudantes. Com base na perspectiva do materialismo histórico-dialético, este artigo tem como objetivo geral analisar como as mudanças climáticas são abordadas no documento “Priorização Curricular 2022”, referente ao componente de Geografia para o 6º ano da Rede Municipal do Rio de Janeiro, com ênfase nos extremos climáticos que incidem sobre a cidade do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com base na revisão bibliográfica e na análise crítica e ideológica do documento curricular. A análise está ancorada em questões orientadoras voltadas à presença das mudanças climáticas, sua articulação multiescalar e o potencial formativo do currículo. Os resultados apontam que o documento curricular analisado apresenta lacunas relevantes: a abordagem das mudanças climáticas é superficial e desvinculada dos extremos climáticos específicos que afetam a cidade do Rio de Janeiro, como as ondas de calor e as chuvas extremas. As habilidades propostas priorizam descrições e classificações, sem estimular uma análise crítica do espaço geográfico. Essa limitação reduz o potencial da Geografia escolar de contribuir para a compreensão aprofundada dos fenômenos extremos que impactam diretamente – e de forma desigual, a depender das condições socioeconômicas – a realidade vivida pelos(as) estudantes no contexto urbano carioca." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS CLIMÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA FORMAL E NÃO FORMAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID731_TB334_20102025153628.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DE SOUSA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LEVÍ" "autor_email" => "oficialleandrolevi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }