Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ENSINAR GEOGRAFIA NA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O ensaio analisa como o ensino de?Geografia, articulado à?Educação?Ambiental?crítica, pode assumir protagonismo frente?à?emergência climática. Parte se do reconhecimento de que a crise ambiental — expressa em eventos extremos, escassez de recursos e desigualdades socioambientais — é multidimensional e exige superar abordagens tecnicistas ou naturalizantes. Assume se, então, uma perspectiva político pedagógica que relacione sociedade e natureza, denunciando as causas estruturais da crise (neoliberalismo, exploração predatória dos bens comuns e desigualdades territoriais). A pesquisa, qualitativa, fundamenta se na fenomenologia hermenêutica (Bicudo, 2011) e na Pesquisa Narrativa (Clandinin?&?Connelly,?2015); utiliza Cartas?Pedagógicas, inspiradas em Paulo?Freire, para captar vivências de docentes de Geografia da rede pública de Rio?Grande/RS. A análise fenomenológica busca as essências presentes nas narrativas — valores, motivações, dificuldades e sentidos atribuídos às mudanças climáticas e à Educação?Ambiental. Os resultados dialogam com Capra (2012), Leff (2015), Loureiro (2024) e Layrargues?(2020), evidenciando que a Educação?Ambiental crítica convoca à formação de sujeitos ecopolíticos, superando ações comportamentalistas e promovendo práxis transformadora. O texto destaca a omissão governamental e o negacionismo climático, exemplificados pela flexibilização da legislação ambiental no Rio?Grande?do?Sul, e defende a urgência de políticas estruturantes e de ações educativas comprometidas com justiça socioambiental. Conclui se que a Geografia escolar, ao transversalizar a Educação?Ambiental crítica, pode fomentar cidadania ativa, sentimento de pertencimento, resistência e solidariedade, contribuindo para mitigar e adaptar se às mudanças climáticas. O estudo reforça a necessidade de repensar práticas pedagógicas à luz da complexidade contemporânea, integrando saberes acadêmicos, científicos e populares para formar cidadãos críticos, éticos e engajados na construção de futuros sustentáveis e justos.

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