ENSINAR GEOGRAFIA NA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
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Assume se, então, uma perspectiva político pedagógica que relacione sociedade e natureza, denunciando as causas estruturais da crise (neoliberalismo, exploração predatória dos bens comuns e desigualdades territoriais). A pesquisa, qualitativa, fundamenta se na fenomenologia hermenêutica (Bicudo, 2011) e na Pesquisa Narrativa (Clandinin?&?Connelly,?2015); utiliza Cartas?Pedagógicas, inspiradas em Paulo?Freire, para captar vivências de docentes de Geografia da rede pública de Rio?Grande/RS. A análise fenomenológica busca as essências presentes nas narrativas — valores, motivações, dificuldades e sentidos atribuídos às mudanças climáticas e à Educação?Ambiental. Os resultados dialogam com Capra (2012), Leff (2015), Loureiro (2024) e Layrargues?(2020), evidenciando que a Educação?Ambiental crítica convoca à formação de sujeitos ecopolíticos, superando ações comportamentalistas e promovendo práxis transformadora. 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