Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

MOBILIDADE PENDULAR E ENSINO SUPERIOR: O CASO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A seguinte pesquisa teve por finalidade investigar os motivos que incentivavam os graduandos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Maringá a realizarem os deslocamentos diários, conhecidos como pendulares, procurando também esclarecer as consequências desse ato rotineiro na vida acadêmica desses estudantes. Essa vivência cotidiana com movimentos de ida e volta, entre residência e local de destino, é marcada por fatos e experiências, resultantes do efeito entre causa e consequência do ato de deslocar-se. Esses são fatores que nos permitem compreender melhor esse fluxo de pessoas. Além disso, a relevância de se pesquisar tal processo reside no fato de existirem poucos trabalhos que analisem os movimentos pendulares de estudantes do ensino superior. Para tal pesquisa trabalhou-se com a metodologia de coleta de dados, através de um questionário com perguntas dirigidas a esses alunos sobre o assunto e levantamentos bibliográficos que permitiram a abordagem dos conceitos voltados à mobilidade pendular. Como resultado desse estudo emergiram aspectos ainda pouco explorados em torno dessa temática, assim como reflexões a respeito do enfrentamento das consequências dos deslocamentos pendulares na vida dos universitários envolvidos nesse processo.

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