Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO NO 8º ANO: STORYTELLING E MOBILIDADE INTERGERACIONAL

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino da Geografia da População no 8º ano, utilizando storytelling e investigação genealógica para analisar padrões de mobilidade intergeracional, alinhando-se às competências da BNCC. A metodologia, aplicada em escolas públicas, baseia-se na construção de narrativas fictícias a partir de dados reais das famílias dos alunos, como locais de nascimento, migrações e ocupações, facilitando a compreensão de conceitos como êxodo rural, urbanização e mobilidade espacial. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: investigação genealógica (entrevistas e georreferenciamento), workshop de storytelling (criação de narrativas ficcionais), mapas narrativos (espacialização das trajetórias migratórias) e debate crítico (análise comparativa das histórias). Os resultados mostraram maior engajamento dos alunos, humanização dos conceitos demográficos e identificação de padrões migratórios, embora desafios como lacunas na memória familiar e maior demanda de tempo tenham surgido. Conclui-se que a estratégia é eficaz para uma aprendizagem significativa, integrando conhecimentos geográficos à realidade dos estudantes, e sugere-se a ampliação de pesquisas nessa linha e a criação de bancos de histórias familiares para enriquecer o ensino.

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