GEOGRAFICIDADES E AFROFABULAÇÕES DOS CINEMAS NEGROS EM TRÊS ATOS: O NADA O CONTRA-ATAQUE E A PERFORMANCE
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124572 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 1948 "titulo" => "GEOGRAFICIDADES E AFROFABULAÇÕES DOS CINEMAS NEGROS EM TRÊS ATOS: O NADA O CONTRA-ATAQUE E A PERFORMANCE" "resumo" => "O presente artigo aparece como recorte da pesquisa de pós-doutorado “Atlas Contracolonial dos/nos Cinemas Negros no Brasil – Por uma Educação Contracolonial e Antirracista”. Operação que se dá pelo uso, torção e os múltiplos desdobramentos do conceito de afrofabulação (Nyong´o, 2014, 2019) e morte social (Wilderson, 2020) no campo da geo-grafia e dos cinemas negros. As fontes primárias são produções cinematográficas negras feitas nas escolas, assim como filmes produzidos por artistas negros/as contemporâneos que não fazem parte dos grandes circuitos de exibição. Estes últimos que trazemos à baila nessa discussão. O desenvolvimento, a metodologia e os resultados desse trabalho são decorrentes da análise crítica imanente aos filmes e da composição/montagem de quadros de imagens-movimento – planos e sequências – e palavras (sons-signos) retiradas e recriadas com e a partir das obras que se seguem. A ideia de rapsódia, além da inspiração concernente ao título de um dos filmes, nos permite o agenciamento de ritmos, dizeres e trajetórias aparentemente desconexas, mas que podem ser entrelaçadas por três movimentos distintos de afrofabulação, quais sejam: a negação de uma forma de vida imposta por um modelo educacional branco-ocidental que está implicada ao desamparo e a morte social; a incorporação da revolta diante da trágica repetição dos acontecimentos que marcam a trajetória do povo preto nas cidades; a viagem de retorno e reencontro com a ancestralidade africana através do gesto ou efeito de afrofabulação. O objetivo geral do artigo é relacionar a ideia de Atlas visto como dispositivo corpóreo-discursivo-territorial, por meio de filmes que colocam em relevo, ao mesmo tempo, dimensões da corporeidade e geograficidade negras, os modos como determinados dizeres são produzidos sobre e pela/os as/os negras/os e as suas paisagens existenciais marcadas por duas forças dissonantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 29: GEOGRAFIAS NEGRAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1948_TB1204_16092025194344.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR PEREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR P SANTOS" "autor_email" => "atlasgeo@unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124572 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 1948 "titulo" => "GEOGRAFICIDADES E AFROFABULAÇÕES DOS CINEMAS NEGROS EM TRÊS ATOS: O NADA O CONTRA-ATAQUE E A PERFORMANCE" "resumo" => "O presente artigo aparece como recorte da pesquisa de pós-doutorado “Atlas Contracolonial dos/nos Cinemas Negros no Brasil – Por uma Educação Contracolonial e Antirracista”. Operação que se dá pelo uso, torção e os múltiplos desdobramentos do conceito de afrofabulação (Nyong´o, 2014, 2019) e morte social (Wilderson, 2020) no campo da geo-grafia e dos cinemas negros. As fontes primárias são produções cinematográficas negras feitas nas escolas, assim como filmes produzidos por artistas negros/as contemporâneos que não fazem parte dos grandes circuitos de exibição. Estes últimos que trazemos à baila nessa discussão. O desenvolvimento, a metodologia e os resultados desse trabalho são decorrentes da análise crítica imanente aos filmes e da composição/montagem de quadros de imagens-movimento – planos e sequências – e palavras (sons-signos) retiradas e recriadas com e a partir das obras que se seguem. A ideia de rapsódia, além da inspiração concernente ao título de um dos filmes, nos permite o agenciamento de ritmos, dizeres e trajetórias aparentemente desconexas, mas que podem ser entrelaçadas por três movimentos distintos de afrofabulação, quais sejam: a negação de uma forma de vida imposta por um modelo educacional branco-ocidental que está implicada ao desamparo e a morte social; a incorporação da revolta diante da trágica repetição dos acontecimentos que marcam a trajetória do povo preto nas cidades; a viagem de retorno e reencontro com a ancestralidade africana através do gesto ou efeito de afrofabulação. O objetivo geral do artigo é relacionar a ideia de Atlas visto como dispositivo corpóreo-discursivo-territorial, por meio de filmes que colocam em relevo, ao mesmo tempo, dimensões da corporeidade e geograficidade negras, os modos como determinados dizeres são produzidos sobre e pela/os as/os negras/os e as suas paisagens existenciais marcadas por duas forças dissonantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 29: GEOGRAFIAS NEGRAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1948_TB1204_16092025194344.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR PEREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR P SANTOS" "autor_email" => "atlasgeo@unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }