GEOLEITURA DOS BECOS DA MEMÓRIA: LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124243 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1894 "titulo" => "GEOLEITURA DOS BECOS DA MEMÓRIA: LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "A pesquisa busca relacionar a literatura brasileira contemporânea e as aulas de Geografia para o Ensino Médio. A escolha da temática nasceu da inquietação gerada durante a prática docente com relação às dificuldades de leitura e interpretação de texto dos estudantes desta etapa. A importância do tema e a justificativa para a sua escolha estão na centralidade que as capacidades de interpretação e compreensão ocupam na cognição do ser humano, bem como no potencial da literatura para contribuir com esse desenvolvimento. Portanto, o objetivo é analisar a contribuição de uma obra da literatura brasileira contemporânea para o ensino dos conteúdos de Geografia nas aulas do 1º ano do Ensino Médio. A obra escolhida foi "Becos da Memória", da escritora mineira Maria da Conceição Evaristo, e o foco da análise é no conceito geográfico de Lugar e em como ele aparece na narrativa. Será também traçado um paralelo com as habilidades e competências do currículo escolar. O trabalho parte da perspectiva do ensino, e seu objeto final é uma unidade curricular eletiva, ferramenta de auxílio para construção da mediação no cotidiano em sala de aula. A pesquisa foi aplicada em uma Unidade Escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, onde foi feito um diagnóstico das práticas de leitura dos estudantes. Em seguida, foi ofertada a eletiva para posterior avaliação das suas potencialidades e fragilidades. A experiência de aplicação permitiu observar efeitos positivos da experiência de leitura com os estudantes, bem como consolidar uma ementa aplicável por outros colegas professores." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 61: GEOGRAFIA LITERATURA E ARTE - POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1894_TB420_19102025101601.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA MONÇÃO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NAIARA" "autor_email" => "naiaramlima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124243 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1894 "titulo" => "GEOLEITURA DOS BECOS DA MEMÓRIA: LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "A pesquisa busca relacionar a literatura brasileira contemporânea e as aulas de Geografia para o Ensino Médio. A escolha da temática nasceu da inquietação gerada durante a prática docente com relação às dificuldades de leitura e interpretação de texto dos estudantes desta etapa. A importância do tema e a justificativa para a sua escolha estão na centralidade que as capacidades de interpretação e compreensão ocupam na cognição do ser humano, bem como no potencial da literatura para contribuir com esse desenvolvimento. Portanto, o objetivo é analisar a contribuição de uma obra da literatura brasileira contemporânea para o ensino dos conteúdos de Geografia nas aulas do 1º ano do Ensino Médio. A obra escolhida foi "Becos da Memória", da escritora mineira Maria da Conceição Evaristo, e o foco da análise é no conceito geográfico de Lugar e em como ele aparece na narrativa. Será também traçado um paralelo com as habilidades e competências do currículo escolar. O trabalho parte da perspectiva do ensino, e seu objeto final é uma unidade curricular eletiva, ferramenta de auxílio para construção da mediação no cotidiano em sala de aula. A pesquisa foi aplicada em uma Unidade Escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, onde foi feito um diagnóstico das práticas de leitura dos estudantes. Em seguida, foi ofertada a eletiva para posterior avaliação das suas potencialidades e fragilidades. A experiência de aplicação permitiu observar efeitos positivos da experiência de leitura com os estudantes, bem como consolidar uma ementa aplicável por outros colegas professores." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 61: GEOGRAFIA LITERATURA E ARTE - POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1894_TB420_19102025101601.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA MONÇÃO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NAIARA" "autor_email" => "naiaramlima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }