Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE ALTAMIRA - PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124051
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE ALTAMIRA - PA"
    "resumo" => "Este trabalho investiga as práticas pedagógicas na educação geográfica em duas escolas públicas de Altamira (PA), tendo como eixo teórico o materialismo histórico-dialético. A pesquisa parte da crítica às reformas educacionais neoliberais, que impõem um currículo padronizado e descolado das realidades locais. Em contraponto, busca-se compreender como práticas docentes contextualizadas podem subverter essa lógica e promover uma formação crítica. Utilizando abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa participante e colaborativa, foram analisadas aulas de Geografia do 6º ao 9º ano, documentos escolares e entrevistas com professores. O foco recai sobre a coleção didática Superação: Geografia (2022), cujo conteúdo genérico invisibiliza as especificidades amazônicas e as contradições territoriais da cidade, marcada por projetos como a UHE Belo Monte. Os resultados mostram que os professores criam alternativas pedagógicas para superar as limitações dos livros, promovendo uma aprendizagem vinculada ao espaço vivido. No 6º ano, o relevo de Altamira foi explorado com mapas e saídas de campo. No 7º, a urbanização local foi discutida a partir de dados do IBGE. No 8º, a industrialização foi problematizada à luz dos impactos socioambientais da hidrelétrica. E no 9º ano, a globalização foi relacionada às redes locais de circulação. Conclui-se que, mesmo em um contexto de normatização curricular, é possível construir uma educação geográfica contra-hegemônica. As práticas analisadas revelam que o ensino pode ser instrumento de resistência, ao articular os conteúdos escolares com a realidade amazônica e as experiências concretas dos estudantes, reforçando seu papel enquanto sujeitos históricos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV223_ID212_TB31_04042025111219.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO HERRERA"
    "autor_nome_curto" => "HERRERA"
    "autor_email" => "herrera@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124051
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE ALTAMIRA - PA"
    "resumo" => "Este trabalho investiga as práticas pedagógicas na educação geográfica em duas escolas públicas de Altamira (PA), tendo como eixo teórico o materialismo histórico-dialético. A pesquisa parte da crítica às reformas educacionais neoliberais, que impõem um currículo padronizado e descolado das realidades locais. Em contraponto, busca-se compreender como práticas docentes contextualizadas podem subverter essa lógica e promover uma formação crítica. Utilizando abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa participante e colaborativa, foram analisadas aulas de Geografia do 6º ao 9º ano, documentos escolares e entrevistas com professores. O foco recai sobre a coleção didática Superação: Geografia (2022), cujo conteúdo genérico invisibiliza as especificidades amazônicas e as contradições territoriais da cidade, marcada por projetos como a UHE Belo Monte. Os resultados mostram que os professores criam alternativas pedagógicas para superar as limitações dos livros, promovendo uma aprendizagem vinculada ao espaço vivido. No 6º ano, o relevo de Altamira foi explorado com mapas e saídas de campo. No 7º, a urbanização local foi discutida a partir de dados do IBGE. No 8º, a industrialização foi problematizada à luz dos impactos socioambientais da hidrelétrica. E no 9º ano, a globalização foi relacionada às redes locais de circulação. Conclui-se que, mesmo em um contexto de normatização curricular, é possível construir uma educação geográfica contra-hegemônica. As práticas analisadas revelam que o ensino pode ser instrumento de resistência, ao articular os conteúdos escolares com a realidade amazônica e as experiências concretas dos estudantes, reforçando seu papel enquanto sujeitos históricos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV223_ID212_TB31_04042025111219.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO HERRERA"
    "autor_nome_curto" => "HERRERA"
    "autor_email" => "herrera@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga as práticas pedagógicas na educação geográfica em duas escolas públicas de Altamira (PA), tendo como eixo teórico o materialismo histórico-dialético. A pesquisa parte da crítica às reformas educacionais neoliberais, que impõem um currículo padronizado e descolado das realidades locais. Em contraponto, busca-se compreender como práticas docentes contextualizadas podem subverter essa lógica e promover uma formação crítica. Utilizando abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa participante e colaborativa, foram analisadas aulas de Geografia do 6º ao 9º ano, documentos escolares e entrevistas com professores. O foco recai sobre a coleção didática Superação: Geografia (2022), cujo conteúdo genérico invisibiliza as especificidades amazônicas e as contradições territoriais da cidade, marcada por projetos como a UHE Belo Monte. Os resultados mostram que os professores criam alternativas pedagógicas para superar as limitações dos livros, promovendo uma aprendizagem vinculada ao espaço vivido. No 6º ano, o relevo de Altamira foi explorado com mapas e saídas de campo. No 7º, a urbanização local foi discutida a partir de dados do IBGE. No 8º, a industrialização foi problematizada à luz dos impactos socioambientais da hidrelétrica. E no 9º ano, a globalização foi relacionada às redes locais de circulação. Conclui-se que, mesmo em um contexto de normatização curricular, é possível construir uma educação geográfica contra-hegemônica. As práticas analisadas revelam que o ensino pode ser instrumento de resistência, ao articular os conteúdos escolares com a realidade amazônica e as experiências concretas dos estudantes, reforçando seu papel enquanto sujeitos históricos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.