ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE ALTAMIRA - PA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124051 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE ALTAMIRA - PA" "resumo" => "Este trabalho investiga as práticas pedagógicas na educação geográfica em duas escolas públicas de Altamira (PA), tendo como eixo teórico o materialismo histórico-dialético. A pesquisa parte da crítica às reformas educacionais neoliberais, que impõem um currículo padronizado e descolado das realidades locais. Em contraponto, busca-se compreender como práticas docentes contextualizadas podem subverter essa lógica e promover uma formação crítica. Utilizando abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa participante e colaborativa, foram analisadas aulas de Geografia do 6º ao 9º ano, documentos escolares e entrevistas com professores. O foco recai sobre a coleção didática Superação: Geografia (2022), cujo conteúdo genérico invisibiliza as especificidades amazônicas e as contradições territoriais da cidade, marcada por projetos como a UHE Belo Monte. Os resultados mostram que os professores criam alternativas pedagógicas para superar as limitações dos livros, promovendo uma aprendizagem vinculada ao espaço vivido. No 6º ano, o relevo de Altamira foi explorado com mapas e saídas de campo. No 7º, a urbanização local foi discutida a partir de dados do IBGE. No 8º, a industrialização foi problematizada à luz dos impactos socioambientais da hidrelétrica. E no 9º ano, a globalização foi relacionada às redes locais de circulação. Conclui-se que, mesmo em um contexto de normatização curricular, é possível construir uma educação geográfica contra-hegemônica. As práticas analisadas revelam que o ensino pode ser instrumento de resistência, ao articular os conteúdos escolares com a realidade amazônica e as experiências concretas dos estudantes, reforçando seu papel enquanto sujeitos históricos" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV223_ID212_TB31_04042025111219.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ANTONIO HERRERA" "autor_nome_curto" => "HERRERA" "autor_email" => "herrera@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124051 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE ALTAMIRA - PA" "resumo" => "Este trabalho investiga as práticas pedagógicas na educação geográfica em duas escolas públicas de Altamira (PA), tendo como eixo teórico o materialismo histórico-dialético. A pesquisa parte da crítica às reformas educacionais neoliberais, que impõem um currículo padronizado e descolado das realidades locais. Em contraponto, busca-se compreender como práticas docentes contextualizadas podem subverter essa lógica e promover uma formação crítica. Utilizando abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa participante e colaborativa, foram analisadas aulas de Geografia do 6º ao 9º ano, documentos escolares e entrevistas com professores. O foco recai sobre a coleção didática Superação: Geografia (2022), cujo conteúdo genérico invisibiliza as especificidades amazônicas e as contradições territoriais da cidade, marcada por projetos como a UHE Belo Monte. Os resultados mostram que os professores criam alternativas pedagógicas para superar as limitações dos livros, promovendo uma aprendizagem vinculada ao espaço vivido. No 6º ano, o relevo de Altamira foi explorado com mapas e saídas de campo. No 7º, a urbanização local foi discutida a partir de dados do IBGE. No 8º, a industrialização foi problematizada à luz dos impactos socioambientais da hidrelétrica. E no 9º ano, a globalização foi relacionada às redes locais de circulação. Conclui-se que, mesmo em um contexto de normatização curricular, é possível construir uma educação geográfica contra-hegemônica. As práticas analisadas revelam que o ensino pode ser instrumento de resistência, ao articular os conteúdos escolares com a realidade amazônica e as experiências concretas dos estudantes, reforçando seu papel enquanto sujeitos históricos" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV223_ID212_TB31_04042025111219.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ANTONIO HERRERA" "autor_nome_curto" => "HERRERA" "autor_email" => "herrera@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }