Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124279
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 499
    "inscrito_id" => 1244
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ENSINO"
    "resumo" => "A formação continuada dos professores demanda de um processo contínuo e dinâmico, essencial para o desenvolvimento de sua profissionalidade de maneira crítica, ela assume um papel decisivo no aperfeiçoamento profissional, sendo uma atividade que favorece o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da criatividade docente. Nessa perspectiva, Pimenta (2006) e Demo (2009) defendem o professor reflexivo e a pesquisa como bases da profissionalidade docente. Sendo essa a perspectiva teórico metodológica, o texto compara dois programas de ensino-aprendizagem, com potencial para a formação continuada de professores, o projeto Nós Propomos! (Claudino, 2014) e a Rede de Clube de Ciências (Gomes, 2024), e o programa de formação continuada Formadores em Ação do governo do estado do Paraná. Almeja-se com a análise teórica destes três programas, compreender suas potencialidades para o desenvolvimento da da profissionalidade docente, e os motivos que levam os professores a participarem dos mesmos, em um contexto de trabalho que, via de regra, está pautado nas plataformas - política principal da educação básica no Estado do Paraná."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1244_TB499_03112025192304.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WENDLER BAHLS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaopwbahls@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124279
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 499
    "inscrito_id" => 1244
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ENSINO"
    "resumo" => "A formação continuada dos professores demanda de um processo contínuo e dinâmico, essencial para o desenvolvimento de sua profissionalidade de maneira crítica, ela assume um papel decisivo no aperfeiçoamento profissional, sendo uma atividade que favorece o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da criatividade docente. Nessa perspectiva, Pimenta (2006) e Demo (2009) defendem o professor reflexivo e a pesquisa como bases da profissionalidade docente. Sendo essa a perspectiva teórico metodológica, o texto compara dois programas de ensino-aprendizagem, com potencial para a formação continuada de professores, o projeto Nós Propomos! (Claudino, 2014) e a Rede de Clube de Ciências (Gomes, 2024), e o programa de formação continuada Formadores em Ação do governo do estado do Paraná. Almeja-se com a análise teórica destes três programas, compreender suas potencialidades para o desenvolvimento da da profissionalidade docente, e os motivos que levam os professores a participarem dos mesmos, em um contexto de trabalho que, via de regra, está pautado nas plataformas - política principal da educação básica no Estado do Paraná."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1244_TB499_03112025192304.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WENDLER BAHLS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaopwbahls@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A formação continuada dos professores demanda de um processo contínuo e dinâmico, essencial para o desenvolvimento de sua profissionalidade de maneira crítica, ela assume um papel decisivo no aperfeiçoamento profissional, sendo uma atividade que favorece o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da criatividade docente. Nessa perspectiva, Pimenta (2006) e Demo (2009) defendem o professor reflexivo e a pesquisa como bases da profissionalidade docente. Sendo essa a perspectiva teórico metodológica, o texto compara dois programas de ensino-aprendizagem, com potencial para a formação continuada de professores, o projeto Nós Propomos! (Claudino, 2014) e a Rede de Clube de Ciências (Gomes, 2024), e o programa de formação continuada Formadores em Ação do governo do estado do Paraná. Almeja-se com a análise teórica destes três programas, compreender suas potencialidades para o desenvolvimento da da profissionalidade docente, e os motivos que levam os professores a participarem dos mesmos, em um contexto de trabalho que, via de regra, está pautado nas plataformas - política principal da educação básica no Estado do Paraná.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.