FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ENSINO
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124279 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1244 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ENSINO" "resumo" => "A formação continuada dos professores demanda de um processo contínuo e dinâmico, essencial para o desenvolvimento de sua profissionalidade de maneira crítica, ela assume um papel decisivo no aperfeiçoamento profissional, sendo uma atividade que favorece o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da criatividade docente. Nessa perspectiva, Pimenta (2006) e Demo (2009) defendem o professor reflexivo e a pesquisa como bases da profissionalidade docente. Sendo essa a perspectiva teórico metodológica, o texto compara dois programas de ensino-aprendizagem, com potencial para a formação continuada de professores, o projeto Nós Propomos! (Claudino, 2014) e a Rede de Clube de Ciências (Gomes, 2024), e o programa de formação continuada Formadores em Ação do governo do estado do Paraná. Almeja-se com a análise teórica destes três programas, compreender suas potencialidades para o desenvolvimento da da profissionalidade docente, e os motivos que levam os professores a participarem dos mesmos, em um contexto de trabalho que, via de regra, está pautado nas plataformas - política principal da educação básica no Estado do Paraná." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1244_TB499_03112025192304.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WENDLER BAHLS" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaopwbahls@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124279 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1244 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ENSINO" "resumo" => "A formação continuada dos professores demanda de um processo contínuo e dinâmico, essencial para o desenvolvimento de sua profissionalidade de maneira crítica, ela assume um papel decisivo no aperfeiçoamento profissional, sendo uma atividade que favorece o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da criatividade docente. Nessa perspectiva, Pimenta (2006) e Demo (2009) defendem o professor reflexivo e a pesquisa como bases da profissionalidade docente. Sendo essa a perspectiva teórico metodológica, o texto compara dois programas de ensino-aprendizagem, com potencial para a formação continuada de professores, o projeto Nós Propomos! (Claudino, 2014) e a Rede de Clube de Ciências (Gomes, 2024), e o programa de formação continuada Formadores em Ação do governo do estado do Paraná. Almeja-se com a análise teórica destes três programas, compreender suas potencialidades para o desenvolvimento da da profissionalidade docente, e os motivos que levam os professores a participarem dos mesmos, em um contexto de trabalho que, via de regra, está pautado nas plataformas - política principal da educação básica no Estado do Paraná." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1244_TB499_03112025192304.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WENDLER BAHLS" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaopwbahls@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }