“LENDO O MUNDO COM OS OLHOS NEGROS” A SALA DE LEITURA COMO ESPAÇO PARA O LETRAMENTO RACIAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
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A iniciativa teve como objetivo central promover o letramento racial no contexto escolar, a partir da valorização das identidades negras, do enfrentamento ao racismo estrutural e da construção de uma educação antirracista. Fundamentado na Lei 10.639/03, nas diretrizes da BNCC e nas orientações curriculares da SME-RJ, o projeto utilizou uma metodologia crítica, dialógica e decolonial, estruturada em atividades de leitura compartilhada, análise de materiais audiovisuais, debates e produções artísticas. Os critérios de seleção das obras priorizaram o protagonismo e a autoria negra, bem como temáticas como identidade, ancestralidade e antirracismo. Apesar dos desafios impostos pelas alterações na carga horária docente e pela sobrecarga de trabalho, observou-se entre os estudantes o fortalecimento da autoestima, maior reconhecimento de suas raízes culturais e maior engajamento nas discussões étnico-raciais. 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