Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

PESQUISA PARTICIPANTE E ENSINO DE GEOGRAFIA: O PAPEL DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE RIO CLARO/SP

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A pesquisa assume que os Atlas Escolares Municipais se apresentam como mediadores para o ensino de Geografia, pois oferecem instrumentos e habilidades espaciais que permitem ao aluno articular os fenômenos e objetos geográficos. Neste estudo, optou-se pela pesquisa participante, inserida na metodologia qualitativa. Um dos expoentes da pesquisa participante foi Freire (1984), que utilizou esse método como parte de uma pesquisa voltada à Educação de Adultos na Tanzânia, através de cinco etapas: 1) Formação da Equipe pesquisadora; 2) Delimitação da área de estudo; 3) Falar da pesquisa; 4) Estudo Crítico; 5) Pesquisa Transformada em Prática Educativa. Para essa pesquisa adaptou-se as cincos etapas propostas por Freire (1984) para a atualização do Atlas Escolar de Rio Claro/SP, com a participação ativa dos professores. Esse movimento se deu por meio do curso intitulado “Cartografia e sua contribuição no ensino de Geografia: uma construção coletiva com os professores da rede pública de ensino de Rio Claro/SP”. O curso teve como público-alvo, principalmente professores do 4º e 5º anos, do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, e professores do 6º ano, do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para a adequação dos mapas temáticos, utilizou-se o software de SIG QGIS, versão 3.4, adotando-se o sistema de coordenadas geográficas, bem como o datum SIRGAS 2000, Fuso 23S. Ressalta-se que as escalas dos mapas variam de 1:20.000 até 1:250.000. Como resultado da pesquisa, foram elaborados mapas temáticos do município de Rio Claro/SP além de representações referentes a distribuição espacial dos equipamentos urbanos por setor de planejamento.

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