Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A GEOGRAFIA ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II: ANÁLISE A PARTIR DAS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BNCC.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124244
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 421
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "A GEOGRAFIA ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II: ANÁLISE A PARTIR DAS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BNCC."
    "resumo" => "O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil constitui uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do homem. O ensino da cartografia nas escolas brasileiras tem sido discutido por diversos estudiosos, que destacam sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem espacial nos alunos. Tais propostas estão presentes em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998). A metodologia a ser trabalhada nesta pesquisa, trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, apresenta como objetivo principal elencar quais habilidades devem ser trabalhadas nos conteúdos de Geografia proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 5º ano e para o 6º ano. Como resultado desta etapa foi elaborado um quadro comparativo de aproximações dos assuntos a serem trabalhado no ensino de Geografia no 5º e 6º ano. Destaca-se que o presente estudo, trata de uma primeira aproximação, ainda em desenvolvimento que precisa ser mais aprofundada como pesquisa, por isso estão previstas etapas de realização de entrevistas e realização de práticas com os alunos com a finalidade de uma melhor compreensão do uso da Cartografia Escolar como elemento de apoio a transição do EF I e II na componente de Geografia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID262_TB421_17092025202344.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ERENILDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.silva32@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124244
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 421
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "A GEOGRAFIA ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II: ANÁLISE A PARTIR DAS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BNCC."
    "resumo" => "O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil constitui uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do homem. O ensino da cartografia nas escolas brasileiras tem sido discutido por diversos estudiosos, que destacam sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem espacial nos alunos. Tais propostas estão presentes em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998). A metodologia a ser trabalhada nesta pesquisa, trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, apresenta como objetivo principal elencar quais habilidades devem ser trabalhadas nos conteúdos de Geografia proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 5º ano e para o 6º ano. Como resultado desta etapa foi elaborado um quadro comparativo de aproximações dos assuntos a serem trabalhado no ensino de Geografia no 5º e 6º ano. Destaca-se que o presente estudo, trata de uma primeira aproximação, ainda em desenvolvimento que precisa ser mais aprofundada como pesquisa, por isso estão previstas etapas de realização de entrevistas e realização de práticas com os alunos com a finalidade de uma melhor compreensão do uso da Cartografia Escolar como elemento de apoio a transição do EF I e II na componente de Geografia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID262_TB421_17092025202344.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ERENILDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.silva32@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil constitui uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do homem. O ensino da cartografia nas escolas brasileiras tem sido discutido por diversos estudiosos, que destacam sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem espacial nos alunos. Tais propostas estão presentes em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998). A metodologia a ser trabalhada nesta pesquisa, trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, apresenta como objetivo principal elencar quais habilidades devem ser trabalhadas nos conteúdos de Geografia proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 5º ano e para o 6º ano. Como resultado desta etapa foi elaborado um quadro comparativo de aproximações dos assuntos a serem trabalhado no ensino de Geografia no 5º e 6º ano. Destaca-se que o presente estudo, trata de uma primeira aproximação, ainda em desenvolvimento que precisa ser mais aprofundada como pesquisa, por isso estão previstas etapas de realização de entrevistas e realização de práticas com os alunos com a finalidade de uma melhor compreensão do uso da Cartografia Escolar como elemento de apoio a transição do EF I e II na componente de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.