A GEOGRAFIA ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II: ANÁLISE A PARTIR DAS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BNCC.
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124244 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "A GEOGRAFIA ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II: ANÁLISE A PARTIR DAS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BNCC." "resumo" => "O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil constitui uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do homem. O ensino da cartografia nas escolas brasileiras tem sido discutido por diversos estudiosos, que destacam sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem espacial nos alunos. Tais propostas estão presentes em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998). A metodologia a ser trabalhada nesta pesquisa, trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, apresenta como objetivo principal elencar quais habilidades devem ser trabalhadas nos conteúdos de Geografia proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 5º ano e para o 6º ano. Como resultado desta etapa foi elaborado um quadro comparativo de aproximações dos assuntos a serem trabalhado no ensino de Geografia no 5º e 6º ano. Destaca-se que o presente estudo, trata de uma primeira aproximação, ainda em desenvolvimento que precisa ser mais aprofundada como pesquisa, por isso estão previstas etapas de realização de entrevistas e realização de práticas com os alunos com a finalidade de uma melhor compreensão do uso da Cartografia Escolar como elemento de apoio a transição do EF I e II na componente de Geografia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID262_TB421_17092025202344.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERENILDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.silva32@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124244 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "A GEOGRAFIA ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II: ANÁLISE A PARTIR DAS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BNCC." "resumo" => "O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil constitui uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do homem. O ensino da cartografia nas escolas brasileiras tem sido discutido por diversos estudiosos, que destacam sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem espacial nos alunos. Tais propostas estão presentes em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998). A metodologia a ser trabalhada nesta pesquisa, trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, apresenta como objetivo principal elencar quais habilidades devem ser trabalhadas nos conteúdos de Geografia proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 5º ano e para o 6º ano. Como resultado desta etapa foi elaborado um quadro comparativo de aproximações dos assuntos a serem trabalhado no ensino de Geografia no 5º e 6º ano. Destaca-se que o presente estudo, trata de uma primeira aproximação, ainda em desenvolvimento que precisa ser mais aprofundada como pesquisa, por isso estão previstas etapas de realização de entrevistas e realização de práticas com os alunos com a finalidade de uma melhor compreensão do uso da Cartografia Escolar como elemento de apoio a transição do EF I e II na componente de Geografia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID262_TB421_17092025202344.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERENILDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.silva32@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }