Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O artigo é fruto de pesquisas preliminares realizadas no contexto do subprojeto de pesquisa Geografia Escolar no cotidiano (GEOCOTI), que tem como objetivo geral compreender as relações que professores e alunos estabelecem com o conhecimento geográfico no contexto do ensino básico, considerando como essas interações ocorrem no cotidiano escolar. Quanto à especificidade deste trabalho, o objetivo é identificar práticas de avaliação da aprendizagem realizadas pelos professores de Geografia em seu cotidiano escolar, destacando as implicações deste contexto para o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes. O percurso metodológico do estudo foi realizado através de pesquisa de natureza qualitativa, com levantamento bibliográfico e observação das aulas de professores da educação básica que atuam na Rede Estadual de Goiás e do Ceará, e na Rede Municipal de Goiânia-GO. Os dados produzidos na pesquisa do Grupo GEOCOTI, no que se refere à avaliação da aprendizagem em Geografia, foram sistematizados e estruturados em 3 categorias de análise: perfil avaliativo dos professores; operacionalização da avaliação; parâmetros de avaliação da aprendizagem em Geografia. Os resultados da pesquisa revelam que, mesmo com avanços nas discussões, ainda há forte presença de traços tradicionais centrados na quantificação de resultados. Assim, defendemos a concepção de que a prática avaliativa em Geografia deve ser encaminhada através de planejamento e sistematização teórico-metodológica, amparados nos conhecimentos científicos da Geografia, na conjuntura relacional dos conteúdos abordados e no cotidiano dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento do pensamento geográfico.

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