Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O PROJETO “NÓS PROPOMOS!” E A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAICÓ/RN

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

No atual momento globalizante, o Ensino de Geografia deve ter o propósito de estabelecer relação entre a realidade do educando, aprofundando a compreensão crítica do mundo e permitindo que os alunos proponham concepções sobre sua própria realidade. Desta maneira, há o desenvolvimento da competência social e cidadã durante as aulas alusivas à ciência Geográfica, a partir de experiências e temáticas que interessam aos alunos, por estarem em consonância com a realidade dos sujeitos, numa perspectiva cooperativa. E o projeto educacional internacional ‘Nós Propomos!’, existente desde 2011 (Claudino, 2019), se baseia em tais premissas. Desta forma, a presente pesquisa buscou realizar a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos na Educação básica em Caicó/RN, a partir do ‘Nós Propomos!’ em quatro escolas públicas caicoenses. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos relativos ao ensino de Geografia, baseando-se em autores como Freire (1991), Santos (1987; 1993; 1994; 2000) e Claudino (2011;2014;2017;2018; 2019), ações didáticas expositivas nas escolas públicas, trabalhos de campo e investigações in situ, a partir das concepções metodológicas do ‘Nós Propomos!’, objetivando ampliar a conscientização e as possibilidades de uma participação cidadã dos alunos, tornando-os capazes de transformar a realidade de suas localidades. Desta maneira, fica evidente a relevância do Ensino de Geografia para a formação crítica e cidadã dos estudantes da educação básica em Caicó, utilizando as bases teórico-empíricas do Projeto educacional ‘Nós Propomos!’, impulsionando processos de ensino-aprendizagem, inserindo os conhecimentos geográficos em conjunto com a realidade vivida pelos alunos, ampliando suas reflexões e ações acerca da realidade caicoense.

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