O PROJETO “NÓS PROPOMOS!” E A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAICÓ/RN
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124389 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 2170 "titulo" => "O PROJETO “NÓS PROPOMOS!” E A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAICÓ/RN" "resumo" => "No atual momento globalizante, o Ensino de Geografia deve ter o propósito de estabelecer relação entre a realidade do educando, aprofundando a compreensão crítica do mundo e permitindo que os alunos proponham concepções sobre sua própria realidade. Desta maneira, há o desenvolvimento da competência social e cidadã durante as aulas alusivas à ciência Geográfica, a partir de experiências e temáticas que interessam aos alunos, por estarem em consonância com a realidade dos sujeitos, numa perspectiva cooperativa. E o projeto educacional internacional ‘Nós Propomos!’, existente desde 2011 (Claudino, 2019), se baseia em tais premissas. Desta forma, a presente pesquisa buscou realizar a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos na Educação básica em Caicó/RN, a partir do ‘Nós Propomos!’ em quatro escolas públicas caicoenses. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos relativos ao ensino de Geografia, baseando-se em autores como Freire (1991), Santos (1987; 1993; 1994; 2000) e Claudino (2011;2014;2017;2018; 2019), ações didáticas expositivas nas escolas públicas, trabalhos de campo e investigações in situ, a partir das concepções metodológicas do ‘Nós Propomos!’, objetivando ampliar a conscientização e as possibilidades de uma participação cidadã dos alunos, tornando-os capazes de transformar a realidade de suas localidades. Desta maneira, fica evidente a relevância do Ensino de Geografia para a formação crítica e cidadã dos estudantes da educação básica em Caicó, utilizando as bases teórico-empíricas do Projeto educacional ‘Nós Propomos!’, impulsionando processos de ensino-aprendizagem, inserindo os conhecimentos geográficos em conjunto com a realidade vivida pelos alunos, ampliando suas reflexões e ações acerca da realidade caicoense." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2170_TB733_17092025173715.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IAPONY RODRIGUES GALVÃO" "autor_nome_curto" => "IAPONY" "autor_email" => "iapony.galvao@ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124389 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 2170 "titulo" => "O PROJETO “NÓS PROPOMOS!” E A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAICÓ/RN" "resumo" => "No atual momento globalizante, o Ensino de Geografia deve ter o propósito de estabelecer relação entre a realidade do educando, aprofundando a compreensão crítica do mundo e permitindo que os alunos proponham concepções sobre sua própria realidade. Desta maneira, há o desenvolvimento da competência social e cidadã durante as aulas alusivas à ciência Geográfica, a partir de experiências e temáticas que interessam aos alunos, por estarem em consonância com a realidade dos sujeitos, numa perspectiva cooperativa. E o projeto educacional internacional ‘Nós Propomos!’, existente desde 2011 (Claudino, 2019), se baseia em tais premissas. Desta forma, a presente pesquisa buscou realizar a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos na Educação básica em Caicó/RN, a partir do ‘Nós Propomos!’ em quatro escolas públicas caicoenses. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos relativos ao ensino de Geografia, baseando-se em autores como Freire (1991), Santos (1987; 1993; 1994; 2000) e Claudino (2011;2014;2017;2018; 2019), ações didáticas expositivas nas escolas públicas, trabalhos de campo e investigações in situ, a partir das concepções metodológicas do ‘Nós Propomos!’, objetivando ampliar a conscientização e as possibilidades de uma participação cidadã dos alunos, tornando-os capazes de transformar a realidade de suas localidades. Desta maneira, fica evidente a relevância do Ensino de Geografia para a formação crítica e cidadã dos estudantes da educação básica em Caicó, utilizando as bases teórico-empíricas do Projeto educacional ‘Nós Propomos!’, impulsionando processos de ensino-aprendizagem, inserindo os conhecimentos geográficos em conjunto com a realidade vivida pelos alunos, ampliando suas reflexões e ações acerca da realidade caicoense." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2170_TB733_17092025173715.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IAPONY RODRIGUES GALVÃO" "autor_nome_curto" => "IAPONY" "autor_email" => "iapony.galvao@ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }