Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O TECER DAS MEMÓRIAS: OS DESENHOS DAS PAISAGENS INFANTIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE BRINCAR NA CIDADE DE IGARASSU -PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124394
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 2125
    "titulo" => "O TECER DAS MEMÓRIAS: OS DESENHOS DAS PAISAGENS INFANTIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE BRINCAR NA CIDADE DE IGARASSU -PE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.o ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2125_TB744_01102025195323.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS LIRA VELOSO DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LAIS"
    "autor_email" => "laisliravelosodefarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124394
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 2125
    "titulo" => "O TECER DAS MEMÓRIAS: OS DESENHOS DAS PAISAGENS INFANTIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE BRINCAR NA CIDADE DE IGARASSU -PE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.o ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2125_TB744_01102025195323.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS LIRA VELOSO DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LAIS"
    "autor_email" => "laisliravelosodefarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.o ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.