O TECER DAS MEMÓRIAS: OS DESENHOS DAS PAISAGENS INFANTIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE BRINCAR NA CIDADE DE IGARASSU -PE
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124394 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 744 "inscrito_id" => 2125 "titulo" => "O TECER DAS MEMÓRIAS: OS DESENHOS DAS PAISAGENS INFANTIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE BRINCAR NA CIDADE DE IGARASSU -PE" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.o ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2125_TB744_01102025195323.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS LIRA VELOSO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "LAIS" "autor_email" => "laisliravelosodefarias@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124394 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 744 "inscrito_id" => 2125 "titulo" => "O TECER DAS MEMÓRIAS: OS DESENHOS DAS PAISAGENS INFANTIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE BRINCAR NA CIDADE DE IGARASSU -PE" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.o ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 59: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2125_TB744_01102025195323.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS LIRA VELOSO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "LAIS" "autor_email" => "laisliravelosodefarias@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }