Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ASPECTOS MIGRATÓRIOS NO DCRC E NO DCRFOR – UMA BREVE ANÁLISE PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Neste estudo, propomos analisar as implicações do Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC e do Documento Curricular Referencial de Fortaleza - DCRFOR para o Ensino de Geografia quanto aos aspectos migratórios trabalhados no 8º ano do ensino fundamental. Para atender o objetivo, foi buscada na literatura aporte teórico e realizadas consultas e análises na Base Nacional Comum Curricular -BNCC, no DCRC e no DCRFor. Ao analisar os aspectos específicos da dinâmica migratória apresentados nos documentos, verificamos que não aparece o termo migrante que nos faz refletir se a análise da migração é potencializada nos aspectos quantitativos e se existe a concepção da migração lida a partir do migrante que tem sua subjetividade, trajetória, territórios e suas territorialidades. Nos objetos específicos associado a “Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais. Diversidade e dinâmica da população mundial e locacionais.” identificamos a expressão “migrações clandestinas” que supõe a uma condição irregular. Considerando que migrar é um direito humano conforme reafirmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o termo poderia estar vinculado à migração indocumentada para tratar sobre a situação do migrante em determinado território. Concluímos que os documentos curriculares impactam nos instrumentos que cercam a docência, como os livros didáticos, que tiveram de se adaptar às exigências da BNCC, e os formulários de planejamento de aulas. Cabe refletir se esses impactos interferem na autonomia dos professores em seu fazer docente.

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