Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA DO BAIRRO VILA PERI NO ENTORNO DA E.M. RAIMUNDO SOARES DE SOUZA, FORTALEZA -CE

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A segregação socioespacial é um fenômeno urbano que se manifesta na organização desigual do espaço, refletindo disparidades econômicas, sociais e de acesso a infraestruturas. Em Fortaleza-CE, bairros como a Vila Peri exemplificam essa dinâmica, apresentando contrastes marcantes em sua paisagem. Este estudo busca compreender como a segregação socioespacial se materializa no bairro Vila Peri e de que forma os estudantes do 8º ano da Escola Municipal Raimundo Soares de Souza (EMRSS) percebem e interpretam essas desigualdades no contexto do ensino de Geografia. Este estudo foi organizado em dois momentos principais: primeiramente foi realizado pesquisa bibliográfica e documental, com revisão teórica sobre segregação socioespacial, paisagem urbana e ensino de Geografia, além da análise de dados socioeconômicos do bairro; Em seguida, realizamos pesquisa de campo qualitativa, com observação da paisagem no entorno da escola para a realização de registro fotográfico, identificação de infraestrutura e equipamentos públicos, bem como, realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes sobre suas percepções a respeito do bairro. Pretendemos com este trabalho identificar as marcas da segregação na paisagem da Vila Peri, compreender como os educandos interpretam essas desigualdades e relacionam com o conteúdo escolar e contribuir para uma abordagem pedagógica mais crítica no ensino de Geografia, utilizando a realidade local como ferramenta de aprendizagem.

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