Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

REVERBERAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO DOCENCIAR DE PROFESSORES LICENCIADOS EM GEOGRAFIA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124375
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 2364
    "titulo" => "REVERBERAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO DOCENCIAR DE PROFESSORES LICENCIADOS EM GEOGRAFIA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho, versa sobre um projeto de pesquisa de doutorado em andamento, o qual tem como objetivo analisar as implicações da formação continuada no trabalho de professores licenciados em Geografia que atuam nos Anos Finais da rede municipal de ensino em um município localizado na região sul do estado do Rio Grande do Sul. A proposta de investigação está ancorada na abordagem qualitativa, alinha-se ao método (auto)biográfico de pesquisa em educação, na história de vida como dispositivo metodológico e a entrevista narrativa como fonte para a produção de dados. A base teórica da pesquisa está ancorada em Costella (2020), Arroyo (2013) e Nóvoa (1992, 2014). Considera-se os desdobramentos deste processo investigativo com uma oportunidade de lançar luzes da direção da prática profissional, seja no contexto da escola básica ou na formação inicial e continuada de professores de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2364_TB700_17092025154547.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DAL MOLIN"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianadalmolin@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124375
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 2364
    "titulo" => "REVERBERAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO DOCENCIAR DE PROFESSORES LICENCIADOS EM GEOGRAFIA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho, versa sobre um projeto de pesquisa de doutorado em andamento, o qual tem como objetivo analisar as implicações da formação continuada no trabalho de professores licenciados em Geografia que atuam nos Anos Finais da rede municipal de ensino em um município localizado na região sul do estado do Rio Grande do Sul. A proposta de investigação está ancorada na abordagem qualitativa, alinha-se ao método (auto)biográfico de pesquisa em educação, na história de vida como dispositivo metodológico e a entrevista narrativa como fonte para a produção de dados. A base teórica da pesquisa está ancorada em Costella (2020), Arroyo (2013) e Nóvoa (1992, 2014). Considera-se os desdobramentos deste processo investigativo com uma oportunidade de lançar luzes da direção da prática profissional, seja no contexto da escola básica ou na formação inicial e continuada de professores de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2364_TB700_17092025154547.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DAL MOLIN"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianadalmolin@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho, versa sobre um projeto de pesquisa de doutorado em andamento, o qual tem como objetivo analisar as implicações da formação continuada no trabalho de professores licenciados em Geografia que atuam nos Anos Finais da rede municipal de ensino em um município localizado na região sul do estado do Rio Grande do Sul. A proposta de investigação está ancorada na abordagem qualitativa, alinha-se ao método (auto)biográfico de pesquisa em educação, na história de vida como dispositivo metodológico e a entrevista narrativa como fonte para a produção de dados. A base teórica da pesquisa está ancorada em Costella (2020), Arroyo (2013) e Nóvoa (1992, 2014). Considera-se os desdobramentos deste processo investigativo com uma oportunidade de lançar luzes da direção da prática profissional, seja no contexto da escola básica ou na formação inicial e continuada de professores de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.