Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A RELAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS COM A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência GT 46: ETNOCONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DOS COMPONENTES NATURAIS DE GEOGRAFIA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124491
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1007
    "inscrito_id" => 2551
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A RELAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS COM A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo desenvolver a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos -ABP (BARROWS, 1980) em uma turma do Ensino Médio (1º ano C), considerando a relevância das abelhas nativas para a manutenção da vida no planeta. O interesse pelo tema decorre da crescente necessidade de preservação das abelhas nativas, fundamentais para o processo de polinização de frutos e sementes, essenciais à manutenção dos ecossistemas, o que demanda uma reflexão crítica e fundamentada. Buscando incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma, participarem ativamente das aulas, resolverem problemas e se envolverem em situações reais da comunidade em que vivem, os professores têm cada vez mais recorrido a metodologias ativas como estratégia para tornar o estudante protagonista da construção do conhecimento. Entende-se que "ensinar" consiste em criar possibilidades para a produção e construção de saberes, promovendo o protagonismo dos estudantes na realização de pesquisas e na análise de soluções para problemas reais. A proposta estabelece uma conexão entre as abelhas nativas e a produção de alimentos, desafiando os estudantes a analisarem essa relação por meio de pesquisas, entrevistas com apicultores, lideranças políticas municipais e a interação entre colegas. Essa abordagem favorece a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento do protagonismo estudantil na resolução de problemas, onde quem mora na cidade pode contribuir no processo relacionado a preservação das abelhas nativas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 46: ETNOCONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DOS COMPONENTES NATURAIS DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2551_TB1007_13092025143703.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRIVANDA FERNANDES SERAFINI"
    "autor_nome_curto" => "IRIVANDA"
    "autor_email" => "irivanda.serafini@escola.pr.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124491
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1007
    "inscrito_id" => 2551
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A RELAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS COM A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo desenvolver a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos -ABP (BARROWS, 1980) em uma turma do Ensino Médio (1º ano C), considerando a relevância das abelhas nativas para a manutenção da vida no planeta. O interesse pelo tema decorre da crescente necessidade de preservação das abelhas nativas, fundamentais para o processo de polinização de frutos e sementes, essenciais à manutenção dos ecossistemas, o que demanda uma reflexão crítica e fundamentada. Buscando incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma, participarem ativamente das aulas, resolverem problemas e se envolverem em situações reais da comunidade em que vivem, os professores têm cada vez mais recorrido a metodologias ativas como estratégia para tornar o estudante protagonista da construção do conhecimento. Entende-se que "ensinar" consiste em criar possibilidades para a produção e construção de saberes, promovendo o protagonismo dos estudantes na realização de pesquisas e na análise de soluções para problemas reais. A proposta estabelece uma conexão entre as abelhas nativas e a produção de alimentos, desafiando os estudantes a analisarem essa relação por meio de pesquisas, entrevistas com apicultores, lideranças políticas municipais e a interação entre colegas. Essa abordagem favorece a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento do protagonismo estudantil na resolução de problemas, onde quem mora na cidade pode contribuir no processo relacionado a preservação das abelhas nativas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 46: ETNOCONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DOS COMPONENTES NATURAIS DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2551_TB1007_13092025143703.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRIVANDA FERNANDES SERAFINI"
    "autor_nome_curto" => "IRIVANDA"
    "autor_email" => "irivanda.serafini@escola.pr.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos -ABP (BARROWS, 1980) em uma turma do Ensino Médio (1º ano C), considerando a relevância das abelhas nativas para a manutenção da vida no planeta. O interesse pelo tema decorre da crescente necessidade de preservação das abelhas nativas, fundamentais para o processo de polinização de frutos e sementes, essenciais à manutenção dos ecossistemas, o que demanda uma reflexão crítica e fundamentada. Buscando incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma, participarem ativamente das aulas, resolverem problemas e se envolverem em situações reais da comunidade em que vivem, os professores têm cada vez mais recorrido a metodologias ativas como estratégia para tornar o estudante protagonista da construção do conhecimento. Entende-se que "ensinar" consiste em criar possibilidades para a produção e construção de saberes, promovendo o protagonismo dos estudantes na realização de pesquisas e na análise de soluções para problemas reais. A proposta estabelece uma conexão entre as abelhas nativas e a produção de alimentos, desafiando os estudantes a analisarem essa relação por meio de pesquisas, entrevistas com apicultores, lideranças políticas municipais e a interação entre colegas. Essa abordagem favorece a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento do protagonismo estudantil na resolução de problemas, onde quem mora na cidade pode contribuir no processo relacionado a preservação das abelhas nativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.