Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ATUAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DISCENTE NA GEOGRAFIA ESCOLAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DE CAJAZEIRAS-PB E CRATO-CE, NO NORDESTE DO BRASIL

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

No período contemporâneo, diante das modificações nas políticas educacionais é necessário pensar a atuação docente no processo de formação do discente, e quando nos referimos ao licenciando em Geografia, nos debruçamos acerca da especificidade do objeto de estudo da ciência geográfica, o espaço socialmente construído, este que deve ser contextualizado a partir das realidades dos educandos. Formação discente e atuação docente são dois processos distintos, intercomplementares, que se interconectam na medida em que o licenciando ingressa em programas formativos da docência, ou nos casos em que iniciam as disciplinas de estágios curriculares supervisionados e, até mesmo em iniciativas de extensão e pesquisa quando se realizam oficinas, minicursos, com a atuação direta nos espaços escolares. Dentro desse contexto, objetivamos refletir acerca da importância da atuação docente na formação do discente em Geografia, considerando a Geografia Escolar e as práticas de atividades pedagógicas geográficas em sala de aula (da escola e da academia), nos distintos períodos acadêmicos formativos, destacando a leitura e compreensão do espaço geográfico onde vivem os educandos e suas realidades no processo educativo.

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