Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENTORNO DE BRASÍLIA: FORMAÇÃO DOCENTE E DIRETRIZES CURRICULARES

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa o ensino de Geografia na microrregião do Entorno de Brasília, caracterizada por desigualdades socioeconômicas e urbanização desordenada, que impactam diretamente as escolas. A pesquisa foca na formação de professores e sua articulação com as Diretrizes Curriculares do Estado de Goiás (DCGO), investigando os desafios e impactos na prática pedagógica. A formação inicial e continuada dos docentes apresenta deficiências estruturais e pedagógicas, com cursos que muitas vezes não preparam os professores para a complexidade da realidade local ou para uma abordagem crítica da disciplina. As DCGO, que visam uma Geografia investigativa, enfrentam barreiras na implementação devido à prevalência de metodologias tradicionais e à dificuldade dos professores em integrar o conteúdo ao cotidiano dos alunos, agravado pela falta de infraestrutura e materiais didáticos. Entre os principais desafios estão a precariedade das escolas, a baixa valorização docente e a rotatividade de professores. No entanto, há perspectivas de melhoria através da articulação entre universidades e redes de ensino para formação continuada contextualizada e da valorização dos saberes docentes. O estudo conclui que a integração entre instituições formadoras, redes públicas e comunidades é fundamental para superar as lacunas e possibilitar uma leitura crítica do mundo pelos estudantes.

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