O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENTORNO DE BRASÍLIA: FORMAÇÃO DOCENTE E DIRETRIZES CURRICULARES
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124557 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1162 "inscrito_id" => 2668 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENTORNO DE BRASÍLIA: FORMAÇÃO DOCENTE E DIRETRIZES CURRICULARES" "resumo" => "Este estudo analisa o ensino de Geografia na microrregião do Entorno de Brasília, caracterizada por desigualdades socioeconômicas e urbanização desordenada, que impactam diretamente as escolas. A pesquisa foca na formação de professores e sua articulação com as Diretrizes Curriculares do Estado de Goiás (DCGO), investigando os desafios e impactos na prática pedagógica. A formação inicial e continuada dos docentes apresenta deficiências estruturais e pedagógicas, com cursos que muitas vezes não preparam os professores para a complexidade da realidade local ou para uma abordagem crítica da disciplina. As DCGO, que visam uma Geografia investigativa, enfrentam barreiras na implementação devido à prevalência de metodologias tradicionais e à dificuldade dos professores em integrar o conteúdo ao cotidiano dos alunos, agravado pela falta de infraestrutura e materiais didáticos. Entre os principais desafios estão a precariedade das escolas, a baixa valorização docente e a rotatividade de professores. No entanto, há perspectivas de melhoria através da articulação entre universidades e redes de ensino para formação continuada contextualizada e da valorização dos saberes docentes. O estudo conclui que a integração entre instituições formadoras, redes públicas e comunidades é fundamental para superar as lacunas e possibilitar uma leitura crítica do mundo pelos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2668_TB1162_03092025140603.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONATAS SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JHONATAS" "autor_email" => "naicegun@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124557 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1162 "inscrito_id" => 2668 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENTORNO DE BRASÍLIA: FORMAÇÃO DOCENTE E DIRETRIZES CURRICULARES" "resumo" => "Este estudo analisa o ensino de Geografia na microrregião do Entorno de Brasília, caracterizada por desigualdades socioeconômicas e urbanização desordenada, que impactam diretamente as escolas. A pesquisa foca na formação de professores e sua articulação com as Diretrizes Curriculares do Estado de Goiás (DCGO), investigando os desafios e impactos na prática pedagógica. A formação inicial e continuada dos docentes apresenta deficiências estruturais e pedagógicas, com cursos que muitas vezes não preparam os professores para a complexidade da realidade local ou para uma abordagem crítica da disciplina. As DCGO, que visam uma Geografia investigativa, enfrentam barreiras na implementação devido à prevalência de metodologias tradicionais e à dificuldade dos professores em integrar o conteúdo ao cotidiano dos alunos, agravado pela falta de infraestrutura e materiais didáticos. Entre os principais desafios estão a precariedade das escolas, a baixa valorização docente e a rotatividade de professores. No entanto, há perspectivas de melhoria através da articulação entre universidades e redes de ensino para formação continuada contextualizada e da valorização dos saberes docentes. O estudo conclui que a integração entre instituições formadoras, redes públicas e comunidades é fundamental para superar as lacunas e possibilitar uma leitura crítica do mundo pelos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2668_TB1162_03092025140603.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONATAS SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JHONATAS" "autor_email" => "naicegun@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }