Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS NO SERTÃO CEARENSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O ensino de Geografia desempenha um papel crucial na formação do pensamento crítico e na compreensão do espaço geográfico pelos estudantes, possibilitando o entendimento das interações entre os aspectos físicos, culturais, econômicos e ambientais que afetam o mundo a partir das relações sociais. No sentido de ampliar a consciência espacial nos estudantes, estimulando o pensamento crítico e promovendo a cidadania, o ensino de Geografia deve ser inclusivo, considerando a diversidade dos alunos e o direito de acesso à educação para todos. A experiência em questão foi realizada no interior do Ceará, por meio de um projeto de extensão, que teve como objetivo preparar estudantes surdos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), trabalhando conteúdos da Geografia e auxiliando na escrita de textos, visando a redação. A metodologia utilizada fundamentou-se no trabalho colaborativo entre docente, intérpretes de libras e comunidade surda, estudando os conceitos geográficos a partir de aulas e materiais acessíveis em Libras. Esta estratégia permitiu um bom engajamento dos discentes nas aulas e nas atividades propostas, valorizando sua língua materna, seus saberes e sua cultura, a partir do contexto local e do histórico acadêmico de cada estudante. A realização desta ação promoveu a inclusão dos estudantes no ambiente escolar e contribuiu para a construção de uma escola inclusiva e acessível, através de estratégias pedagógicas que respeitem a língua e cultura dos surdos.

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