Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

TERRITÓRIO DAS TELAS: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL TELEVISIVA E A FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL BRASILEIRA

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho traz reflexões oriundas de pesquisa em andamento que objetiva efetuar uma análise crítica, historiografia e periodização da relação entre televisão e território, entendendo-a como constituinte à formação socioespacial brasileira, difusora cultural-ideológica, tendo sua expansão concatenada às transformações no modo de produção capitalista do final do período fordista, a ascensão de um modelo de acumulação flexível, sustentada por preceitos econômicos neoliberais, culturais e estéticos da contemporaneidade. Entendendo o ramo audiovisual televisivo como um circuito espacial produtivo, levantamos diferentes períodos e agentes econômicos que o constituíram, observando as relações entre as transformações tecnológicas, econômicas, culturais e os processos políticos de concessão do espaço eletromagnético para radiodifusão e da viabilização técnica, promovidos pelo Estado, que permitiram sua expansão por todo território nacional. Esta investigação busca fontes primárias e secundárias para construção de uma historiografia crítica da relação entre a geografia e a televisão. O recorte diacrônico nos permite examinar a formação dos conglomerados de comunicação no Brasil no ramo da produção televisiva, dos processos de expansão de sua cobertura, de seus aperfeiçoamentos técnicos e sua influência territorial. A dimensão sincrônica, por sua vez, nos permite compreender as atuais estratégias empresariais do setor audiovisual para consumo doméstico: televisivo, internet / streaming e televisão paga em suas expressões no território, tendo embasamento teórico especialmente em Milton Santos.

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