TECNOLOGIAS INTELIGENTES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124533 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1105 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "TECNOLOGIAS INTELIGENTES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O avanço da Inteligência Artificial (IA) no campo educacional tem provocado transformações significativas nas práticas pedagógicas, especialmente no ensino de Geografia. Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os impactos da IA no processo de ensino-aprendizagem geográfico, analisando suas potencialidades e os desafios ético-pedagógicos envolvidos em sua implementação. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, articula referenciais teóricos clássicos e contemporâneos, como Freire (1996), Frigotto (2011), Lévy (1999), Papert (1985), Morin (2000) e Selwyn (2021), com estudos recentes sobre IA na educação. Os resultados indicam que ferramentas baseadas em IA, como tutores inteligentes, simuladores geográficos e plataformas adaptativas, podem ampliar o acesso a conteúdos complexos e favorecer a personalização da aprendizagem. No entanto, sua aplicação acrítica pode comprometer a mediação docente, descontextualizar os saberes escolares e acentuar desigualdades educacionais, especialmente em contextos públicos e periféricos. A pesquisa defende que a IA deve ser integrada ao ensino de Geografia por meio de um projeto pedagógico crítico e emancipador, que valorize o diálogo, a contextualização e a leitura crítica do espaço. Considera-se que a IA, quando orientada por princípios éticos, pode contribuir para práticas educativas mais significativas e transformadoras, sem substituir o papel do professor. Ressalta-se a importância da formação docente crítica e do aprofundamento de pesquisas empíricas que avaliem o uso da IA no cotidiano escolar, garantindo que a inovação tecnológica caminhe em sintonia com os princípios de uma educação geográfica democrática e socialmente comprometida." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID730_TB1105_09102025092227.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAHYAN DE CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "RAHYAN" "autor_email" => "rahyan.alves@unimontes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124533 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1105 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "TECNOLOGIAS INTELIGENTES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O avanço da Inteligência Artificial (IA) no campo educacional tem provocado transformações significativas nas práticas pedagógicas, especialmente no ensino de Geografia. Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os impactos da IA no processo de ensino-aprendizagem geográfico, analisando suas potencialidades e os desafios ético-pedagógicos envolvidos em sua implementação. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, articula referenciais teóricos clássicos e contemporâneos, como Freire (1996), Frigotto (2011), Lévy (1999), Papert (1985), Morin (2000) e Selwyn (2021), com estudos recentes sobre IA na educação. Os resultados indicam que ferramentas baseadas em IA, como tutores inteligentes, simuladores geográficos e plataformas adaptativas, podem ampliar o acesso a conteúdos complexos e favorecer a personalização da aprendizagem. No entanto, sua aplicação acrítica pode comprometer a mediação docente, descontextualizar os saberes escolares e acentuar desigualdades educacionais, especialmente em contextos públicos e periféricos. A pesquisa defende que a IA deve ser integrada ao ensino de Geografia por meio de um projeto pedagógico crítico e emancipador, que valorize o diálogo, a contextualização e a leitura crítica do espaço. Considera-se que a IA, quando orientada por princípios éticos, pode contribuir para práticas educativas mais significativas e transformadoras, sem substituir o papel do professor. Ressalta-se a importância da formação docente crítica e do aprofundamento de pesquisas empíricas que avaliem o uso da IA no cotidiano escolar, garantindo que a inovação tecnológica caminhe em sintonia com os princípios de uma educação geográfica democrática e socialmente comprometida." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID730_TB1105_09102025092227.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAHYAN DE CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "RAHYAN" "autor_email" => "rahyan.alves@unimontes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }