Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS COM TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA PHET NA ESCOLA UMI DOM JAIME CÂMARA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129257
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 4391
    "titulo" => "EXPLORANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS COM TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA PHET NA ESCOLA UMI DOM JAIME CÂMARA"
    "resumo" => "A inovação no ensino de Ciências tem o potencial de transformar a maneira como os estudantes percebem e se relacionam com o conhecimento científico. Este trabalho apresenta a experiência do uso do PhET, uma plataforma de simulações interativas, como ferramenta pedagógica na Escola UMI Dom Jaime Câmara. O objetivo central foi analisar como as simulações podem contribuir para tornar o aprendizado de conceitos abstratos, como circuitos elétricos, estados da matéria e reações químicas, mais acessível e estimulante. As atividades foram estruturadas com base em uma abordagem construtivista, fundamentada nas teorias de Vygotsky e Piaget, valorizando a interação e a experimentação como pilares do aprendizado. Durante a implementação, ficou evidente que o PhET proporcionou uma aprendizagem mais intuitiva e envolvente, permitindo que os estudantes testassem hipóteses, interagissem com os experimentos virtuais e refletissem sobre os resultados obtidos. Esse processo colaborativo incentivou maior participação e engajamento, tornando as aulas mais dinâmicas e significativas. Além disso, a experiência demonstrou que o uso do PhET se torna ainda mais relevante em contextos educacionais com infraestrutura limitada, ao oferecer uma alternativa acessível e eficaz para a exploração prática dos conceitos científicos. A tecnologia, portanto, não apenas complementa a instrução tradicional, mas também amplia as oportunidades de ensino, tornando o aprendizado mais concreto e inspirador.Dessa forma, o presente estudo reafirma o potencial das simulações interativas como aliadas na construção do conhecimento, promovendo um ensino de Ciências inovador, acessível e cativante, capaz de despertar a curiosidade científica dos estudantes e transformar sua relação com a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4391_TB314_11022025181344.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ DA SILVA PORTELA"
    "autor_nome_curto" => "André S Portela"
    "autor_email" => "asportela79@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129257
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 4391
    "titulo" => "EXPLORANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS COM TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA PHET NA ESCOLA UMI DOM JAIME CÂMARA"
    "resumo" => "A inovação no ensino de Ciências tem o potencial de transformar a maneira como os estudantes percebem e se relacionam com o conhecimento científico. Este trabalho apresenta a experiência do uso do PhET, uma plataforma de simulações interativas, como ferramenta pedagógica na Escola UMI Dom Jaime Câmara. O objetivo central foi analisar como as simulações podem contribuir para tornar o aprendizado de conceitos abstratos, como circuitos elétricos, estados da matéria e reações químicas, mais acessível e estimulante. As atividades foram estruturadas com base em uma abordagem construtivista, fundamentada nas teorias de Vygotsky e Piaget, valorizando a interação e a experimentação como pilares do aprendizado. Durante a implementação, ficou evidente que o PhET proporcionou uma aprendizagem mais intuitiva e envolvente, permitindo que os estudantes testassem hipóteses, interagissem com os experimentos virtuais e refletissem sobre os resultados obtidos. Esse processo colaborativo incentivou maior participação e engajamento, tornando as aulas mais dinâmicas e significativas. Além disso, a experiência demonstrou que o uso do PhET se torna ainda mais relevante em contextos educacionais com infraestrutura limitada, ao oferecer uma alternativa acessível e eficaz para a exploração prática dos conceitos científicos. A tecnologia, portanto, não apenas complementa a instrução tradicional, mas também amplia as oportunidades de ensino, tornando o aprendizado mais concreto e inspirador.Dessa forma, o presente estudo reafirma o potencial das simulações interativas como aliadas na construção do conhecimento, promovendo um ensino de Ciências inovador, acessível e cativante, capaz de despertar a curiosidade científica dos estudantes e transformar sua relação com a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4391_TB314_11022025181344.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ DA SILVA PORTELA"
    "autor_nome_curto" => "André S Portela"
    "autor_email" => "asportela79@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inovação no ensino de Ciências tem o potencial de transformar a maneira como os estudantes percebem e se relacionam com o conhecimento científico. Este trabalho apresenta a experiência do uso do PhET, uma plataforma de simulações interativas, como ferramenta pedagógica na Escola UMI Dom Jaime Câmara. O objetivo central foi analisar como as simulações podem contribuir para tornar o aprendizado de conceitos abstratos, como circuitos elétricos, estados da matéria e reações químicas, mais acessível e estimulante. As atividades foram estruturadas com base em uma abordagem construtivista, fundamentada nas teorias de Vygotsky e Piaget, valorizando a interação e a experimentação como pilares do aprendizado. Durante a implementação, ficou evidente que o PhET proporcionou uma aprendizagem mais intuitiva e envolvente, permitindo que os estudantes testassem hipóteses, interagissem com os experimentos virtuais e refletissem sobre os resultados obtidos. Esse processo colaborativo incentivou maior participação e engajamento, tornando as aulas mais dinâmicas e significativas. Além disso, a experiência demonstrou que o uso do PhET se torna ainda mais relevante em contextos educacionais com infraestrutura limitada, ao oferecer uma alternativa acessível e eficaz para a exploração prática dos conceitos científicos. A tecnologia, portanto, não apenas complementa a instrução tradicional, mas também amplia as oportunidades de ensino, tornando o aprendizado mais concreto e inspirador.Dessa forma, o presente estudo reafirma o potencial das simulações interativas como aliadas na construção do conhecimento, promovendo um ensino de Ciências inovador, acessível e cativante, capaz de despertar a curiosidade científica dos estudantes e transformar sua relação com a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.