Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO DE ARDUÍNO NA SALA MAKER: EDUCAÇÃO DO FUTURO QUE INCENTIVA A APRENDIZAGEM E IMPULSIONA O IDEB DE BENEVIDES –PA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132372
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4647
    "inscrito_id" => 11558
    "titulo" => "ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO DE ARDUÍNO NA SALA MAKER: EDUCAÇÃO DO FUTURO QUE INCENTIVA A APRENDIZAGEM E IMPULSIONA O IDEB DE BENEVIDES –PA."
    "resumo" => "A Educação ao longo dos anos passou por diversas transformações, na era comtemporânea, o movimento maker, surgido no século XX nos Estados Unidos, têm ganhado espaço também dentro da sala de aula, estimulando a aprendizagem autônoma, incentivando os alunos na resolução de desafios, fazendo valer o “faça você mesmo” como o modelo propõe. O movimento maker tem se popularizado em todo o mundo trazendo novas perspectivas e sobretudo um novo olhar no fazer e pensar a Educação na atualidade. Conhecimentos como a prototipação, robótica, programação de arduíno, impressão 3D e corte a laser, trazem novas possibilidades no Ensino em Benevides-PA, que atualmente, ocupa o primeiro lugar no IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação básica), segundo dados recentes do Ministério da Educação. O presente trabalho objetiva relatar as experiências de como a Sala Maker, projeto da RME de Benevides têm contribuído na aprendizagem dos alunos, colocando o município como um modelo de Educação pública no Estado do Pará. Esta pesquisa se delinea a partir de abordagem qualitativa com a utilização do estudo de caso e análise de dados, onde é possível constatar melhorias no que se refere ao envolvimento, assiduidade, participação e interação sócio-afetiva dos alunos, enfatizando o uso de novas metodologias tecnológicas de aprendizagem e informação. O Projeto de robótica e programação de arduíno citados neste trabalho, acontece nas Salas Makers da RME de Benevides, comtemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto em questão ocorre por meio de oficinas trabalhadas de maneira dinâmica e interativa, pautadas no currículo estabelecido pela Base Comum Curricular (BNCC). ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11558_TB4647_15042025205325.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALONCIO PEREIRA PASTANA"
    "autor_nome_curto" => "ALONCIO"
    "autor_email" => "alopastana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132372
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4647
    "inscrito_id" => 11558
    "titulo" => "ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO DE ARDUÍNO NA SALA MAKER: EDUCAÇÃO DO FUTURO QUE INCENTIVA A APRENDIZAGEM E IMPULSIONA O IDEB DE BENEVIDES –PA."
    "resumo" => "A Educação ao longo dos anos passou por diversas transformações, na era comtemporânea, o movimento maker, surgido no século XX nos Estados Unidos, têm ganhado espaço também dentro da sala de aula, estimulando a aprendizagem autônoma, incentivando os alunos na resolução de desafios, fazendo valer o “faça você mesmo” como o modelo propõe. O movimento maker tem se popularizado em todo o mundo trazendo novas perspectivas e sobretudo um novo olhar no fazer e pensar a Educação na atualidade. Conhecimentos como a prototipação, robótica, programação de arduíno, impressão 3D e corte a laser, trazem novas possibilidades no Ensino em Benevides-PA, que atualmente, ocupa o primeiro lugar no IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação básica), segundo dados recentes do Ministério da Educação. O presente trabalho objetiva relatar as experiências de como a Sala Maker, projeto da RME de Benevides têm contribuído na aprendizagem dos alunos, colocando o município como um modelo de Educação pública no Estado do Pará. Esta pesquisa se delinea a partir de abordagem qualitativa com a utilização do estudo de caso e análise de dados, onde é possível constatar melhorias no que se refere ao envolvimento, assiduidade, participação e interação sócio-afetiva dos alunos, enfatizando o uso de novas metodologias tecnológicas de aprendizagem e informação. O Projeto de robótica e programação de arduíno citados neste trabalho, acontece nas Salas Makers da RME de Benevides, comtemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto em questão ocorre por meio de oficinas trabalhadas de maneira dinâmica e interativa, pautadas no currículo estabelecido pela Base Comum Curricular (BNCC). ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11558_TB4647_15042025205325.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALONCIO PEREIRA PASTANA"
    "autor_nome_curto" => "ALONCIO"
    "autor_email" => "alopastana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação ao longo dos anos passou por diversas transformações, na era comtemporânea, o movimento maker, surgido no século XX nos Estados Unidos, têm ganhado espaço também dentro da sala de aula, estimulando a aprendizagem autônoma, incentivando os alunos na resolução de desafios, fazendo valer o “faça você mesmo” como o modelo propõe. O movimento maker tem se popularizado em todo o mundo trazendo novas perspectivas e sobretudo um novo olhar no fazer e pensar a Educação na atualidade. Conhecimentos como a prototipação, robótica, programação de arduíno, impressão 3D e corte a laser, trazem novas possibilidades no Ensino em Benevides-PA, que atualmente, ocupa o primeiro lugar no IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação básica), segundo dados recentes do Ministério da Educação. O presente trabalho objetiva relatar as experiências de como a Sala Maker, projeto da RME de Benevides têm contribuído na aprendizagem dos alunos, colocando o município como um modelo de Educação pública no Estado do Pará. Esta pesquisa se delinea a partir de abordagem qualitativa com a utilização do estudo de caso e análise de dados, onde é possível constatar melhorias no que se refere ao envolvimento, assiduidade, participação e interação sócio-afetiva dos alunos, enfatizando o uso de novas metodologias tecnológicas de aprendizagem e informação. O Projeto de robótica e programação de arduíno citados neste trabalho, acontece nas Salas Makers da RME de Benevides, comtemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto em questão ocorre por meio de oficinas trabalhadas de maneira dinâmica e interativa, pautadas no currículo estabelecido pela Base Comum Curricular (BNCC). .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.