Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PUBLICAS E A (DES)VALORIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL: UMA INTERSECCIONALIDADE ENTRE TRANSTORNOS PSICOLOGICOS, LGBTFOBIA E BULLYING

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo busca compreender os desafios relacionados a implementação de políticas públicas voltadas para a saúde mental nas instituições de ensino da rede pública. O foco está direcionado para as perspectivas de inclusão para adolescentes e jovens com transtornos psicológicos que fazem uso de psicotrópicos e, a criação de um espaço de empatia e respeito para jovens LGBTQIAPN+ com o intuito de diminuir a evasão escolar desses indivíduos. A justificativa do presente estudo reside na urgência em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, confrontando o sistema educacional que mantem arraigado as práticas discriminatórias. A pesquisa é de cunho qualitativo, analisa, por meio de literatura e documentos, os aspectos institucionais e culturais que limitam a aplicação efetiva dessas políticas. Neste contexto, a pesquisa também busca relacionar as políticas educacionais e o combate ao bullying. O estudo se encontra em desenvolvimento, contudo, é visível a necessidade de reformulação das práticas pedagógicas, bem como a capacitação de professores e funcionários, visto que, as narrativas cis heteronormativas e o preconceito em relação aos psicotrópicos utilizados no tratamento de transtornos psicológicos, ainda são predominantes no ambiente escolar. Sendo assim, este artigo propõe reflexões acerca dos temas pautados, a fim de fomentar a implementação de um espaço educacional mais humanizado, seguro e acolhedor.

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