Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO LIVRO AO JOGO: COMO A TECNOLOGIA PODE REVOLUCIONAR A QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130055
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1404
    "inscrito_id" => 7822
    "titulo" => "DO LIVRO AO JOGO: COMO A TECNOLOGIA PODE REVOLUCIONAR A QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa observar a aplicação de um jogo tecnológico, desenvolvido através das seguintes linguagens: HTML5, CSS3 e JavaScript, para o ensino da disciplina de química orgânica para os estudantes do ensino superior que compõem o curso de nível licenciatura da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL do município de Imperatriz/MA. Em virtude do alto nível de reprovações que ocorrem na matéria, objetiva-se por via desse projeto à ponderarmos sobre a implementação de um jogo tecnológico durante a disciplina de química orgânica para os estudantes do curso de química e posteriormente, levando em consideração os resultados alcançados, a sua expansão para os demais cursos do ensino superior que oferecem a disciplina quanto para os estudantes do ensino médio da rede pública. À vista disso, expõe aos docentes um meio lúdico para auxiliar na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula para os discentes. Como metodologia de pesquisa focaremos na análise bibliográfica com procedimentos de abordagem qualitativa e descritiva em artigos, periódicos, dissertações e como ferramenta um questionário que irá delinear as informações e dados obtidos. Além disso, utilizaremos o livro de “Química Orgânica – Volume 1” do autor David Klein para elaboração do jogo. Portanto, o estudo aponta uma relevância dado que com ele os professores terão um instrumento tecnológico e inovador para facilitar o entendimento dos assuntos abordados no ambiente escolar e proporcionando uma redução nos números de reprovações na matéria de química orgânica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID7822_TB1404_11032025164037.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA ISABELLE SANTOS NUNES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Isabelle Lima"
    "autor_email" => "anna.lima@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130055
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1404
    "inscrito_id" => 7822
    "titulo" => "DO LIVRO AO JOGO: COMO A TECNOLOGIA PODE REVOLUCIONAR A QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa observar a aplicação de um jogo tecnológico, desenvolvido através das seguintes linguagens: HTML5, CSS3 e JavaScript, para o ensino da disciplina de química orgânica para os estudantes do ensino superior que compõem o curso de nível licenciatura da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL do município de Imperatriz/MA. Em virtude do alto nível de reprovações que ocorrem na matéria, objetiva-se por via desse projeto à ponderarmos sobre a implementação de um jogo tecnológico durante a disciplina de química orgânica para os estudantes do curso de química e posteriormente, levando em consideração os resultados alcançados, a sua expansão para os demais cursos do ensino superior que oferecem a disciplina quanto para os estudantes do ensino médio da rede pública. À vista disso, expõe aos docentes um meio lúdico para auxiliar na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula para os discentes. Como metodologia de pesquisa focaremos na análise bibliográfica com procedimentos de abordagem qualitativa e descritiva em artigos, periódicos, dissertações e como ferramenta um questionário que irá delinear as informações e dados obtidos. Além disso, utilizaremos o livro de “Química Orgânica – Volume 1” do autor David Klein para elaboração do jogo. Portanto, o estudo aponta uma relevância dado que com ele os professores terão um instrumento tecnológico e inovador para facilitar o entendimento dos assuntos abordados no ambiente escolar e proporcionando uma redução nos números de reprovações na matéria de química orgânica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID7822_TB1404_11032025164037.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA ISABELLE SANTOS NUNES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Isabelle Lima"
    "autor_email" => "anna.lima@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho visa observar a aplicação de um jogo tecnológico, desenvolvido através das seguintes linguagens: HTML5, CSS3 e JavaScript, para o ensino da disciplina de química orgânica para os estudantes do ensino superior que compõem o curso de nível licenciatura da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL do município de Imperatriz/MA. Em virtude do alto nível de reprovações que ocorrem na matéria, objetiva-se por via desse projeto à ponderarmos sobre a implementação de um jogo tecnológico durante a disciplina de química orgânica para os estudantes do curso de química e posteriormente, levando em consideração os resultados alcançados, a sua expansão para os demais cursos do ensino superior que oferecem a disciplina quanto para os estudantes do ensino médio da rede pública. À vista disso, expõe aos docentes um meio lúdico para auxiliar na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula para os discentes. Como metodologia de pesquisa focaremos na análise bibliográfica com procedimentos de abordagem qualitativa e descritiva em artigos, periódicos, dissertações e como ferramenta um questionário que irá delinear as informações e dados obtidos. Além disso, utilizaremos o livro de “Química Orgânica – Volume 1” do autor David Klein para elaboração do jogo. Portanto, o estudo aponta uma relevância dado que com ele os professores terão um instrumento tecnológico e inovador para facilitar o entendimento dos assuntos abordados no ambiente escolar e proporcionando uma redução nos números de reprovações na matéria de química orgânica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.