FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO LOPES DA SILVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130583 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2130 "inscrito_id" => 5323 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO LOPES DA SILVA" "resumo" => "Este estudo analisa o impacto da formação continuada de professores sobre questões étnico-raciais na Escola Municipal Cícero Lopes da Silva, em Paudalho-PE. O objetivo central foi fomentar a reflexão crítica dos docentes sobre práticas discriminatórias e promover um ensino pautado na equidade e na valorização da identidade racial dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou grupos focais e visitas técnicas da Secretaria Municipal de Educação para identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação da educação antirracista. A formação foi estruturada em etapas, incluindo relatos de experiência, planejamento estratégico e aplicação de práticas pedagógicas voltadas para a valorização das culturas afro-brasileira e indígena. Os resultados evidenciaram um avanço significativo no engajamento dos professores, refletindo-se no fortalecimento da autoestima dos estudantes e na ampliação do debate sobre relações étnico-raciais. Destacou-se o desfile cívico “Nosso Povo Tem História”, que homenageou lideranças negras locais, reforçando a valorização da identidade racial e o reconhecimento do papel histórico da população negra no município. A formação docente mostrou-se essencial para transformar a percepção dos sujeitos sobre si mesmos e sobre o outro, promovendo a desconstrução de estereótipos. Conclui-se que a educação antirracista é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A formação continuada dos professores revelou-se uma estratégia eficaz para garantir a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, evidenciando a necessidade de políticas educacionais que promovam a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo nas escolas públicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5323_TB2130_11032025141954.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANATAN PAZ FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANATAN PAZ" "autor_email" => "joanatan.paz@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130583 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2130 "inscrito_id" => 5323 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO LOPES DA SILVA" "resumo" => "Este estudo analisa o impacto da formação continuada de professores sobre questões étnico-raciais na Escola Municipal Cícero Lopes da Silva, em Paudalho-PE. O objetivo central foi fomentar a reflexão crítica dos docentes sobre práticas discriminatórias e promover um ensino pautado na equidade e na valorização da identidade racial dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou grupos focais e visitas técnicas da Secretaria Municipal de Educação para identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação da educação antirracista. A formação foi estruturada em etapas, incluindo relatos de experiência, planejamento estratégico e aplicação de práticas pedagógicas voltadas para a valorização das culturas afro-brasileira e indígena. Os resultados evidenciaram um avanço significativo no engajamento dos professores, refletindo-se no fortalecimento da autoestima dos estudantes e na ampliação do debate sobre relações étnico-raciais. Destacou-se o desfile cívico “Nosso Povo Tem História”, que homenageou lideranças negras locais, reforçando a valorização da identidade racial e o reconhecimento do papel histórico da população negra no município. A formação docente mostrou-se essencial para transformar a percepção dos sujeitos sobre si mesmos e sobre o outro, promovendo a desconstrução de estereótipos. Conclui-se que a educação antirracista é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A formação continuada dos professores revelou-se uma estratégia eficaz para garantir a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, evidenciando a necessidade de políticas educacionais que promovam a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo nas escolas públicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5323_TB2130_11032025141954.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANATAN PAZ FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANATAN PAZ" "autor_email" => "joanatan.paz@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }