Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A legislação brasileira consagra a Educação Ambiental como um componente essencial e permanente na educação nacional, que deve, ademais, ser articulada em todos os níveis e modalidades de ensino, na educação formal e não-formal. Assim, a implementação de abordagens articuladas às questões ambientais no ensino é conduzida com o fito de garantir a inserção, por exigência legal, da Educação Ambiental na educação formal, o que, outrossim, colabora para a formação de cidadãos críticos e responsáveis frente às questões ambientais. No cenário do ensino de Química, por exemplo, a Educação Ambiental atua como uma via de fomento à integração de temas ambientais com conhecimentos químicos. Diante dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo geral, analisar produções que apresentam discussões/metodologias de inserção da Educação Ambiental no ensino de química, tendo como parâmetro de estudo, artigos publicados na Revista Química Nova na Escola entre 2010 a 2024. Para tanto, a metodologia utilizada foi por meio de uma pesquisa de caráter exploratório, por meio da qual se realizou uma análise de 10 publicações. A escolha dos artigos para a análise foi galgada no critério relevância, de modo que foram selecionados os 10 primeiros dos 275 resultados exibidos, buscando-se caracterizar as propostas de cada autor e a conformidade com os parâmetros normativos. Diante desse viés, a análise aplicada ao corpus selecionado, permitiu identificar os diferentes estudos de inserção da Educação Ambiental nos níveis fundamental, médio e superior. Em suma, constatou-se, nos artigos analisados, que as metodologias de inserção da Educação Ambiental no ensino da química favoreceram a abordagem inter, multi e transdisciplinar.

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