ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132303 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4549 "inscrito_id" => 11953 "titulo" => "ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA" "resumo" => "O presente trabalho objetivou estudar práticas pedagógicas que possibilitam a aquisição da leitura por crianças com autismo, considerando as intervenções realizadas por professores/as e demais profissionais na condução do processo de alfabetização. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações, consideradas como mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como fonte de consulta especialmente as publicações de Gomes (2015, 2023), Gomes et al. (2019) e Gomes e Silveira (2023). Esta revisão identificou que a rota de ensino da leitura, sugerida especialmente pelo trabalho de Gomes e Silveira (2023) e pelas orientações que essas autoras estabelecem, tem como base a Análise do Comportamento Aplicada. O detalhamento desta rota e sua organização são direcionadas para orientar um fácil manejo e execução de tarefas pelo/a professor/a e/ou pelos/as profissionais envolvidos no processo de alfabetização de crianças com autismo, o que possibilita um trabalho conciso na aquisição das habilidades de leitura por essas crianças. Considera-se que os conhecimentos, sobre a rota mencionada, caracterizam-se como importantes para um primeiro contato com os métodos sintéticos de alfabetização, que têm demonstrado sucesso na aquisição da leitura por crianças com autismo. Neste sentido, reforça-se a necessidade de mais pesquisas que capacitem e qualifiquem os/as profissionais da educação para o ensino de práticas alfabetizadoras direcionadas para este público, buscando repercussões positivas em todo o processo de escolarização e socialização educacional dos/as estudantes com autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11953_TB4549_21042025163530.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA BARROS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA LAURA" "autor_email" => "marialaurabs123456@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132303 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4549 "inscrito_id" => 11953 "titulo" => "ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA" "resumo" => "O presente trabalho objetivou estudar práticas pedagógicas que possibilitam a aquisição da leitura por crianças com autismo, considerando as intervenções realizadas por professores/as e demais profissionais na condução do processo de alfabetização. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações, consideradas como mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como fonte de consulta especialmente as publicações de Gomes (2015, 2023), Gomes et al. (2019) e Gomes e Silveira (2023). Esta revisão identificou que a rota de ensino da leitura, sugerida especialmente pelo trabalho de Gomes e Silveira (2023) e pelas orientações que essas autoras estabelecem, tem como base a Análise do Comportamento Aplicada. O detalhamento desta rota e sua organização são direcionadas para orientar um fácil manejo e execução de tarefas pelo/a professor/a e/ou pelos/as profissionais envolvidos no processo de alfabetização de crianças com autismo, o que possibilita um trabalho conciso na aquisição das habilidades de leitura por essas crianças. Considera-se que os conhecimentos, sobre a rota mencionada, caracterizam-se como importantes para um primeiro contato com os métodos sintéticos de alfabetização, que têm demonstrado sucesso na aquisição da leitura por crianças com autismo. Neste sentido, reforça-se a necessidade de mais pesquisas que capacitem e qualifiquem os/as profissionais da educação para o ensino de práticas alfabetizadoras direcionadas para este público, buscando repercussões positivas em todo o processo de escolarização e socialização educacional dos/as estudantes com autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11953_TB4549_21042025163530.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA BARROS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA LAURA" "autor_email" => "marialaurabs123456@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }