Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Ensino Médio no Brasil vem acumulando resultados insatisfatórios já há algum tempo, fator este refletido a partir das avaliações externas e na alta evasão escolar. Grande parte destes eventos se devem ao atual cenário educacional, onde a pouca atratividade no ambiente escolar, juntamente com a alta carga de informação bombardeada a todo momento e a falta de associação do conteúdo programático no cotidiano dos estudantes, acabam despertando o desinteresse e a apatia pela sala de aula, local este que deveria ser inclusivo, de fácil acesso e de aprendizagem facilitada. Sabemos também que todos os fatores podem se refletir na metodologia utilizada pelo professor de Biologia, nos recursos disponíveis e na estrutura do ambiente escolar, além da realidade dos estudantes ali presentes. Como solução para tais problemáticas, as metodologias ativas e os jogos didáticos acessíveis, de baixo custo e com acessibilidade para professores e alunos, são as armas utilizadas para a maior compreensão dos estudantes de conteúdos complexos e para a sua permanência no ambiente escolar, que deixa de ser um local entendiante e desinteressante, para se tornar um espaço divertido e significativo para suas vidas. Para desenvolver um melhor desempenho em turmas de Ensino Médio, os graduandos de Ciências Biológicas buscaram comparar o desenvolvimento educacional e a compreensão dos conteúdos através da utilização de metodologias ativas, como jogos didáticos, aulas práticas e dentre outras estratégias consideradas ativas, tornando o aluno protagonista. Ao final do estudo, comprovou-se que as metodologias ativas obtiveram resultados satisfatórios no desenvolvimento acadêmico dos estudantes, visto que muitos compreenderam de forma mais facilitada assuntos complexos e sua associação com cotidiano fora do ambiente escolar, desenvolvendo também interações sociais e um ambiente saudável de aprendizagem para os alunos.

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