PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131599 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3533 "inscrito_id" => 10303 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A Educação Inclusiva tem sido um tema de grande relevância no contexto educacional, especialmente quando se trata do ensino de Matemática, disciplina frequentemente associada a desafios no aprendizado. O presente trabalho tem por finalidade discutir e analisar as percepções dos professores de matemática de um dos câmpus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sobre os desafios de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) nas aulas de matemática. Para a obtenção e organização dos dados, foi aplicado um questionário com a finalidade de identificar as percepções docentes sobre os desafios da inclusão, as metodologias utilizadas e as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva Gil (2023), quanto aos procedimentos metodológicos é uma Pesquisa de Campo na qual os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios relatados e sugestões para aprimorar a inclusão no ensino de Matemática. Como referencial teórico utilizamos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e autores como Mantoan (2003), Vasconcelos e Manrique e Ravasio (2014) e Silva (2019), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir o direito à aprendizagem. A partir dos resultados obtidos é perceptível a necessidade de reflexão e reformulação acerca da capacitação dos professores de Matemática no que diz respeito à inclusão de alunos com NEE em sala de aula, contribuindo para a aprimoração da diversidade de práticas metodológicas no processo de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10303_TB3533_11032025231524.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIENE DE LIMA FARIAS" "autor_nome_curto" => "Jaciene Farias" "autor_email" => "jacienefarias05@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131599 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3533 "inscrito_id" => 10303 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A Educação Inclusiva tem sido um tema de grande relevância no contexto educacional, especialmente quando se trata do ensino de Matemática, disciplina frequentemente associada a desafios no aprendizado. O presente trabalho tem por finalidade discutir e analisar as percepções dos professores de matemática de um dos câmpus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sobre os desafios de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) nas aulas de matemática. Para a obtenção e organização dos dados, foi aplicado um questionário com a finalidade de identificar as percepções docentes sobre os desafios da inclusão, as metodologias utilizadas e as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva Gil (2023), quanto aos procedimentos metodológicos é uma Pesquisa de Campo na qual os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios relatados e sugestões para aprimorar a inclusão no ensino de Matemática. Como referencial teórico utilizamos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e autores como Mantoan (2003), Vasconcelos e Manrique e Ravasio (2014) e Silva (2019), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir o direito à aprendizagem. A partir dos resultados obtidos é perceptível a necessidade de reflexão e reformulação acerca da capacitação dos professores de Matemática no que diz respeito à inclusão de alunos com NEE em sala de aula, contribuindo para a aprimoração da diversidade de práticas metodológicas no processo de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10303_TB3533_11032025231524.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIENE DE LIMA FARIAS" "autor_nome_curto" => "Jaciene Farias" "autor_email" => "jacienefarias05@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }