Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131599
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3533
    "inscrito_id" => 10303
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Educação Inclusiva tem sido um tema de grande relevância no contexto educacional, especialmente quando se trata do ensino de Matemática, disciplina frequentemente associada a desafios no aprendizado. O presente trabalho tem por finalidade discutir e analisar as percepções dos professores de matemática de um dos câmpus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sobre os desafios de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) nas aulas de matemática. Para a obtenção e organização dos dados, foi aplicado um questionário com a finalidade de identificar as percepções docentes sobre os desafios da inclusão, as metodologias utilizadas e as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva Gil (2023), quanto aos procedimentos metodológicos é uma Pesquisa de Campo na qual os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios relatados e sugestões para aprimorar a inclusão no ensino de Matemática. Como referencial teórico utilizamos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e autores como Mantoan (2003), Vasconcelos e Manrique e Ravasio (2014) e Silva (2019), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir o direito à aprendizagem. A partir dos resultados obtidos é perceptível a necessidade de reflexão e reformulação acerca da capacitação dos professores de Matemática no que diz respeito à inclusão de alunos com NEE em sala de aula, contribuindo para a aprimoração da diversidade de práticas metodológicas no processo de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10303_TB3533_11032025231524.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIENE DE LIMA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Jaciene Farias"
    "autor_email" => "jacienefarias05@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131599
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3533
    "inscrito_id" => 10303
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Educação Inclusiva tem sido um tema de grande relevância no contexto educacional, especialmente quando se trata do ensino de Matemática, disciplina frequentemente associada a desafios no aprendizado. O presente trabalho tem por finalidade discutir e analisar as percepções dos professores de matemática de um dos câmpus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sobre os desafios de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) nas aulas de matemática. Para a obtenção e organização dos dados, foi aplicado um questionário com a finalidade de identificar as percepções docentes sobre os desafios da inclusão, as metodologias utilizadas e as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva Gil (2023), quanto aos procedimentos metodológicos é uma Pesquisa de Campo na qual os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios relatados e sugestões para aprimorar a inclusão no ensino de Matemática. Como referencial teórico utilizamos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e autores como Mantoan (2003), Vasconcelos e Manrique e Ravasio (2014) e Silva (2019), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir o direito à aprendizagem. A partir dos resultados obtidos é perceptível a necessidade de reflexão e reformulação acerca da capacitação dos professores de Matemática no que diz respeito à inclusão de alunos com NEE em sala de aula, contribuindo para a aprimoração da diversidade de práticas metodológicas no processo de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10303_TB3533_11032025231524.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIENE DE LIMA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Jaciene Farias"
    "autor_email" => "jacienefarias05@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Inclusiva tem sido um tema de grande relevância no contexto educacional, especialmente quando se trata do ensino de Matemática, disciplina frequentemente associada a desafios no aprendizado. O presente trabalho tem por finalidade discutir e analisar as percepções dos professores de matemática de um dos câmpus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sobre os desafios de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) nas aulas de matemática. Para a obtenção e organização dos dados, foi aplicado um questionário com a finalidade de identificar as percepções docentes sobre os desafios da inclusão, as metodologias utilizadas e as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva Gil (2023), quanto aos procedimentos metodológicos é uma Pesquisa de Campo na qual os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios relatados e sugestões para aprimorar a inclusão no ensino de Matemática. Como referencial teórico utilizamos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e autores como Mantoan (2003), Vasconcelos e Manrique e Ravasio (2014) e Silva (2019), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir o direito à aprendizagem. A partir dos resultados obtidos é perceptível a necessidade de reflexão e reformulação acerca da capacitação dos professores de Matemática no que diz respeito à inclusão de alunos com NEE em sala de aula, contribuindo para a aprimoração da diversidade de práticas metodológicas no processo de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.