Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO E ATUAÇÃO DA BUROCRACIA INTERMEDIÁRIA NA EXPANSÃO DAS IFES NO RIO GRANDE DO NORTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Nacional de La Plata, intitulada La política de expansión de educación superior y su implementación: la mirada de los burócratas del escalón intermedio en el caso de las IFES de Rio Grande do Norte (2004-2014). O estudo investiga a percepção e atuação da burocracia intermediária na implementação da política de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no estado do Rio Grande do Norte, entre 2004 e 2014. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise documental e entrevistas semiestruturadas, baseando-se em autores como Lipsky (1980), Lotta (2010) e Secchi (2015) para compreender o papel dos burocratas intermediários na mediação entre o governo federal, os municípios e as instituições acadêmicas. Os resultados indicam que a implementação da política não ocorreu de maneira linear, mas sim como um processo negociado e adaptativo, no qual os burocratas intermediários desempenharam um papel estratégico na definição da distribuição territorial das novas unidades e na escolha dos cursos ofertados. A criação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) em Santa Cruz e dos campi da UFERSA e do IFRN em Pau dos Ferros exemplifica a relevância dessa atuação. Além da expansão da oferta de ensino superior, esses burocratas influenciaram a implementação de políticas complementares, como o Sistema de Seleção Unificado (SISU), a Lei de Cotas e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), ampliando o acesso e a permanência de estudantes de baixa renda. Conclui-se que, ao exercerem sua autonomia decisória, esses agentes ressignificaram a política, promovendo adaptações estratégicas que garantiram sua viabilidade e eficácia no contexto local.

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