PROFESSORAR NA PANDEMIA: OS ENFRENTAMENTOS E DESAFIOS DE PROFESSORAS MUNICIPAIS NO ENSINO REMOTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131686 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3662 "inscrito_id" => 4119 "titulo" => "PROFESSORAR NA PANDEMIA: OS ENFRENTAMENTOS E DESAFIOS DE PROFESSORAS MUNICIPAIS NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O resumo em tela busca compreender quais as interfaces entre trabalho e cuidado a partir da lente de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Fortaleza. Este trabalho se sustenta em uma Pesquisa-Intervenção de manejo cartográfico, que buscou entrevistar docentes que professoraram, isto é, lecionaram, durante o período pandêmico. É diante do excesso de trabalho agindo em detrimento do cuidado que essa pesquisa se debruça, buscando, a partir da realização de entrevistas individuais com docentes do Ensino Fundamental, especificamente do 1º ao 5º ano da rede municipal fortalezense, revisitar as experiências que os atravessaram durante a pandemia. Foram entrevistadas, até então , 6 professoras do início do Ensino Fundamental de escolas municipais em Fortaleza. As entrevistas se deram tanto online quanto presencial. Dentre os resultados encontrados, destacamos, aqui, a dificuldade de estabelecer limites entre a esfera pessoal e a profissional dentro de casa, uma vez que este era o único espaço explorado pelas professoras nos anos de pandemia, fazendo com que demandas escolares, familiares e pessoais confluíssem indistintamente. Assim, práticas de cuidado eram ofuscadas pelas demandas e sobrecargas que a docência trazia em meio a um período de tanta incerteza pessoal e profissional, trazendo à tona questões de saúde mental que nem sempre conseguiam ser mitigadas. Observa-se, ainda, uma discrepância de vivências em diferentes escolas e distritos que compõem a cidade de Fortaleza, trazendo questionamentos referentes a um mesmo fenômeno (pandemia) que traz diferentes consequências em diferentes corpos, como, por exemplo, os diferentes atravessamentos de território e renda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID4119_TB3662_08042025205418.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO FERREIRA DE MELO FARAH MONTENEGRO" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leonardofarah@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131686 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3662 "inscrito_id" => 4119 "titulo" => "PROFESSORAR NA PANDEMIA: OS ENFRENTAMENTOS E DESAFIOS DE PROFESSORAS MUNICIPAIS NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O resumo em tela busca compreender quais as interfaces entre trabalho e cuidado a partir da lente de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Fortaleza. Este trabalho se sustenta em uma Pesquisa-Intervenção de manejo cartográfico, que buscou entrevistar docentes que professoraram, isto é, lecionaram, durante o período pandêmico. É diante do excesso de trabalho agindo em detrimento do cuidado que essa pesquisa se debruça, buscando, a partir da realização de entrevistas individuais com docentes do Ensino Fundamental, especificamente do 1º ao 5º ano da rede municipal fortalezense, revisitar as experiências que os atravessaram durante a pandemia. Foram entrevistadas, até então , 6 professoras do início do Ensino Fundamental de escolas municipais em Fortaleza. As entrevistas se deram tanto online quanto presencial. Dentre os resultados encontrados, destacamos, aqui, a dificuldade de estabelecer limites entre a esfera pessoal e a profissional dentro de casa, uma vez que este era o único espaço explorado pelas professoras nos anos de pandemia, fazendo com que demandas escolares, familiares e pessoais confluíssem indistintamente. Assim, práticas de cuidado eram ofuscadas pelas demandas e sobrecargas que a docência trazia em meio a um período de tanta incerteza pessoal e profissional, trazendo à tona questões de saúde mental que nem sempre conseguiam ser mitigadas. Observa-se, ainda, uma discrepância de vivências em diferentes escolas e distritos que compõem a cidade de Fortaleza, trazendo questionamentos referentes a um mesmo fenômeno (pandemia) que traz diferentes consequências em diferentes corpos, como, por exemplo, os diferentes atravessamentos de território e renda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID4119_TB3662_08042025205418.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO FERREIRA DE MELO FARAH MONTENEGRO" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leonardofarah@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }