Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA ENTRE ARTE E TECNOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho investiga a interseção entre arte e tecnologia, alinhando-se à necessidade de promover uma abordagem interdisciplinar para preparar os alunos para os desafios do século XXI. O objetivo central é estimular a reflexão sobre as relações entre essas áreas, incentivando a experimentação e o pensamento crítico sobre as implicações éticas da Inteligência Artificial (IA) generativa. A metodologia empregada compreendeu aulas expositivas e práticas, discussões em grupo acerca dos dilemas da IA, comparação entre a arte gerada por IA e a humana, e a criação de charges abordando aspectos éticos da IA generativa, como a questão dos direitos autorais. Para a execução do projeto, foram utilizadas ferramentas como tinta guache, papelão, o aplicativo de IA generativa do Canva, o jogo "Rápido, Desenhe!", vídeos do YouTube e reportagens. A principal referência teórica deste projeto é a Drª. Christiane Gresse von Wangenheim, e sua iniciativa “Computação na Escola” na UFSC, que disponibiliza cursos de capacitação em Inteligência Artificial direcionados à integração desses saberes no ensino básico. Os resultados obtidos demonstram que, apesar dos estudantes terem descrito suas obras de arte com riqueza de detalhes, a IA não conseguiu reproduzir as obras originais de forma idêntica, o que evidencia a singularidade da criatividade humana. Adicionalmente, a experiência com o jogo "Rápido, Desenhe!" despertou a curiosidade dos alunos sobre o funcionamento interno da IA. Desta forma, a utilização da IA em sala de aula demanda uma discussão aprofundada sobre suas implicações éticas e suas possíveis consequências, além disso, apesar dos avanços tecnológicos, a criatividade humana permanece insubstituível.

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