Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LINGUAGEM DA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132810
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5231
    "inscrito_id" => 13973
    "titulo" => "A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LINGUAGEM DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo analisa o papel da documentação pedagógica como ferramenta formativa no desenvolvimento profissional de educadores, tomando como base a experiência de dois cursos de formação continuada do Programa Firjan SESI de Formação para Educadores da Casa Firjan. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise de registros e escritos reflexivos, portfólios digitais e relatos de prática e de uma exposição artística dos processos educativos (de um dos cursos) produzidos pelos participantes, articulando esses elementos com os referenciais teóricos de EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (1999) e MALAGUZZI, L. (2021) sobre Documentação Pedagógica como instrumento de reflexão, negociação de sentido e aprimoramento da prática. Os resultados demonstram que a sistematização documental promoveu: (1) maior consciência sobre os processos de ensino-aprendizagem; (2) desenvolvimento do olhar investigativo sobre a própria prática; e (3) fortalecimento de comunidades de aprendizagem entre os educadores. A análise revelou ainda desafios na implementação, como a necessidade de ampliar os momentos dedicados à reflexão coletiva sobre a documentação pedagógica nos cursos de formação continuada. Conclui-se que a documentação pedagógica, quando integrada de forma sistemática em programas de formação continuada, constitui-se como potente estratégia para o desenvolvimento profissional docente, transformando a experiência prática em conhecimento compartilhado e passível de ressignificação constante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13973_TB5231_22042025063148.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANE DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANE"
    "autor_email" => "geovanebarone@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132810
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5231
    "inscrito_id" => 13973
    "titulo" => "A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LINGUAGEM DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo analisa o papel da documentação pedagógica como ferramenta formativa no desenvolvimento profissional de educadores, tomando como base a experiência de dois cursos de formação continuada do Programa Firjan SESI de Formação para Educadores da Casa Firjan. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise de registros e escritos reflexivos, portfólios digitais e relatos de prática e de uma exposição artística dos processos educativos (de um dos cursos) produzidos pelos participantes, articulando esses elementos com os referenciais teóricos de EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (1999) e MALAGUZZI, L. (2021) sobre Documentação Pedagógica como instrumento de reflexão, negociação de sentido e aprimoramento da prática. Os resultados demonstram que a sistematização documental promoveu: (1) maior consciência sobre os processos de ensino-aprendizagem; (2) desenvolvimento do olhar investigativo sobre a própria prática; e (3) fortalecimento de comunidades de aprendizagem entre os educadores. A análise revelou ainda desafios na implementação, como a necessidade de ampliar os momentos dedicados à reflexão coletiva sobre a documentação pedagógica nos cursos de formação continuada. Conclui-se que a documentação pedagógica, quando integrada de forma sistemática em programas de formação continuada, constitui-se como potente estratégia para o desenvolvimento profissional docente, transformando a experiência prática em conhecimento compartilhado e passível de ressignificação constante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13973_TB5231_22042025063148.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANE DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANE"
    "autor_email" => "geovanebarone@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa o papel da documentação pedagógica como ferramenta formativa no desenvolvimento profissional de educadores, tomando como base a experiência de dois cursos de formação continuada do Programa Firjan SESI de Formação para Educadores da Casa Firjan. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise de registros e escritos reflexivos, portfólios digitais e relatos de prática e de uma exposição artística dos processos educativos (de um dos cursos) produzidos pelos participantes, articulando esses elementos com os referenciais teóricos de EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (1999) e MALAGUZZI, L. (2021) sobre Documentação Pedagógica como instrumento de reflexão, negociação de sentido e aprimoramento da prática. Os resultados demonstram que a sistematização documental promoveu: (1) maior consciência sobre os processos de ensino-aprendizagem; (2) desenvolvimento do olhar investigativo sobre a própria prática; e (3) fortalecimento de comunidades de aprendizagem entre os educadores. A análise revelou ainda desafios na implementação, como a necessidade de ampliar os momentos dedicados à reflexão coletiva sobre a documentação pedagógica nos cursos de formação continuada. Conclui-se que a documentação pedagógica, quando integrada de forma sistemática em programas de formação continuada, constitui-se como potente estratégia para o desenvolvimento profissional docente, transformando a experiência prática em conhecimento compartilhado e passível de ressignificação constante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.