A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LINGUAGEM DA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132810 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5231 "inscrito_id" => 13973 "titulo" => "A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LINGUAGEM DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo analisa o papel da documentação pedagógica como ferramenta formativa no desenvolvimento profissional de educadores, tomando como base a experiência de dois cursos de formação continuada do Programa Firjan SESI de Formação para Educadores da Casa Firjan. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise de registros e escritos reflexivos, portfólios digitais e relatos de prática e de uma exposição artística dos processos educativos (de um dos cursos) produzidos pelos participantes, articulando esses elementos com os referenciais teóricos de EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (1999) e MALAGUZZI, L. (2021) sobre Documentação Pedagógica como instrumento de reflexão, negociação de sentido e aprimoramento da prática. Os resultados demonstram que a sistematização documental promoveu: (1) maior consciência sobre os processos de ensino-aprendizagem; (2) desenvolvimento do olhar investigativo sobre a própria prática; e (3) fortalecimento de comunidades de aprendizagem entre os educadores. A análise revelou ainda desafios na implementação, como a necessidade de ampliar os momentos dedicados à reflexão coletiva sobre a documentação pedagógica nos cursos de formação continuada. Conclui-se que a documentação pedagógica, quando integrada de forma sistemática em programas de formação continuada, constitui-se como potente estratégia para o desenvolvimento profissional docente, transformando a experiência prática em conhecimento compartilhado e passível de ressignificação constante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13973_TB5231_22042025063148.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANE DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "GEOVANE" "autor_email" => "geovanebarone@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132810 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5231 "inscrito_id" => 13973 "titulo" => "A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LINGUAGEM DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo analisa o papel da documentação pedagógica como ferramenta formativa no desenvolvimento profissional de educadores, tomando como base a experiência de dois cursos de formação continuada do Programa Firjan SESI de Formação para Educadores da Casa Firjan. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise de registros e escritos reflexivos, portfólios digitais e relatos de prática e de uma exposição artística dos processos educativos (de um dos cursos) produzidos pelos participantes, articulando esses elementos com os referenciais teóricos de EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (1999) e MALAGUZZI, L. (2021) sobre Documentação Pedagógica como instrumento de reflexão, negociação de sentido e aprimoramento da prática. Os resultados demonstram que a sistematização documental promoveu: (1) maior consciência sobre os processos de ensino-aprendizagem; (2) desenvolvimento do olhar investigativo sobre a própria prática; e (3) fortalecimento de comunidades de aprendizagem entre os educadores. A análise revelou ainda desafios na implementação, como a necessidade de ampliar os momentos dedicados à reflexão coletiva sobre a documentação pedagógica nos cursos de formação continuada. Conclui-se que a documentação pedagógica, quando integrada de forma sistemática em programas de formação continuada, constitui-se como potente estratégia para o desenvolvimento profissional docente, transformando a experiência prática em conhecimento compartilhado e passível de ressignificação constante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13973_TB5231_22042025063148.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANE DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "GEOVANE" "autor_email" => "geovanebarone@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }