TAEKWONDO E BADMINTON :POPULARIZAÇÃO DO ESPORTE NA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4027 "inscrito_id" => 237 "titulo" => "TAEKWONDO E BADMINTON :POPULARIZAÇÃO DO ESPORTE NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho destaca a integração do Taekwondo e do Badminton no âmbito escolar como uma ferramenta eficaz para instigar a popularização dessas modalidades, tendo como foco promover uma prática constante desses esportes, para um conhecimento mais íntimo dos esportes, contribuindo para o desenvolvimento físico e disciplinar dos alunos. Com base no livro *“Taekwondo: História, identidade e o processo sociogenético”*, de Thiago Farias da Fonseca Pimenta e Wanderley Marchi Jr., como referencial teórico para o Taekwondo, que foi fundamental para melhor entendimento do estudo, as práticas serviram para incentivar a inclusão e a socialização no contexto escolar. O estudo teve uma abordagem qualitativa, combinando atividades práticas e registros de dados audiovisuais obtidos em cada aula. As aulas foram ministradas como atividades extracurriculares realizadas em uma instituição do ensino médio com duração de seis meses, tendo dois dias e duas horas semanais de cada esporte e sendo conduzidas por um profissional qualificado pela da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e da Federação Maranhense de Badminton. Os resultados indicaram que a inserção dessas práticas esportivas na instituição impactou positivamente no empenho dos estudantes, fomentando um maior apreço dos estudantes pelos esportes exibidos. Conclui-se que políticas públicas voltadas para o aumento do acesso a esportes como Taekwondo e Badminton no ambiente educacional são fundamentais para a formação integral e cidadã dos alunos, reforçando o papel dessas práticas no contexto escolar" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID237_TB4027_22032025100022.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVANIA DA SILVA LIRA" "autor_nome_curto" => "RIVANIA" "autor_email" => "rivania.lira@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4027 "inscrito_id" => 237 "titulo" => "TAEKWONDO E BADMINTON :POPULARIZAÇÃO DO ESPORTE NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho destaca a integração do Taekwondo e do Badminton no âmbito escolar como uma ferramenta eficaz para instigar a popularização dessas modalidades, tendo como foco promover uma prática constante desses esportes, para um conhecimento mais íntimo dos esportes, contribuindo para o desenvolvimento físico e disciplinar dos alunos. Com base no livro *“Taekwondo: História, identidade e o processo sociogenético”*, de Thiago Farias da Fonseca Pimenta e Wanderley Marchi Jr., como referencial teórico para o Taekwondo, que foi fundamental para melhor entendimento do estudo, as práticas serviram para incentivar a inclusão e a socialização no contexto escolar. O estudo teve uma abordagem qualitativa, combinando atividades práticas e registros de dados audiovisuais obtidos em cada aula. As aulas foram ministradas como atividades extracurriculares realizadas em uma instituição do ensino médio com duração de seis meses, tendo dois dias e duas horas semanais de cada esporte e sendo conduzidas por um profissional qualificado pela da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e da Federação Maranhense de Badminton. Os resultados indicaram que a inserção dessas práticas esportivas na instituição impactou positivamente no empenho dos estudantes, fomentando um maior apreço dos estudantes pelos esportes exibidos. Conclui-se que políticas públicas voltadas para o aumento do acesso a esportes como Taekwondo e Badminton no ambiente educacional são fundamentais para a formação integral e cidadã dos alunos, reforçando o papel dessas práticas no contexto escolar" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID237_TB4027_22032025100022.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVANIA DA SILVA LIRA" "autor_nome_curto" => "RIVANIA" "autor_email" => "rivania.lira@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }