Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132356
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4628
    "inscrito_id" => 1682
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da CAPES, cujos objetivos são incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores das licenciaturas, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserindo os licenciados no cotidiano de escolas pública. Diante disso, este trabalho objetiva analisar atividades e ações desenvolvidas no âmbito do Programa PIBID QUÍMICA do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, buscando relatar as contribuições do programa para os estudantes da educação básica e para os docentes em formação. O trabalho foi realizado no Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis, que desde 1945 atua no ensino em Teresina, Piauí. O processo metodológico se deu, inicialmente, conhecendo a instituição por meio da análise de documentos pedagógicos e visitas, permitindo uma compreensão detalhada da estrutura, organização e funcionamento da escola. Em seguida, foram observadas com interações diretas entre alunos e professores de Química, a fim de compreender as metodologias de ensino aplicadas e o nível de engajamento dos estudantes. Na etapa seguinte, estes foram conduzidos ao laboratório de ciências, com os licenciandos bolsistas do PIBID QUÍMICA, onde realizaram experimentos. As atividades desenvolvidas foram: aula introdutória de laboratório; decomposição do peróxido de hidrogênio; reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre; reações de oxirredução e análise do efeito de um catalisador em uma reação química. A abordagem experimental no ensino de química aumentou a participação e o engajamento dos estudantes, impactando positivamente no aprendizado que se apresentou mais dinâmico e significativo. Além disso, houve importante contribuição das atividades na formação inicial docente dos bolsistas do PIBID QUÍMICA, permitindo a estes vivenciar práticas pedagógicas eficazes e fora do contexto puramente tradicional de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1682_TB4628_03042025162017.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUÉ DE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ"
    "autor_email" => "josue.oliveiraccb17@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132356
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4628
    "inscrito_id" => 1682
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da CAPES, cujos objetivos são incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores das licenciaturas, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserindo os licenciados no cotidiano de escolas pública. Diante disso, este trabalho objetiva analisar atividades e ações desenvolvidas no âmbito do Programa PIBID QUÍMICA do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, buscando relatar as contribuições do programa para os estudantes da educação básica e para os docentes em formação. O trabalho foi realizado no Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis, que desde 1945 atua no ensino em Teresina, Piauí. O processo metodológico se deu, inicialmente, conhecendo a instituição por meio da análise de documentos pedagógicos e visitas, permitindo uma compreensão detalhada da estrutura, organização e funcionamento da escola. Em seguida, foram observadas com interações diretas entre alunos e professores de Química, a fim de compreender as metodologias de ensino aplicadas e o nível de engajamento dos estudantes. Na etapa seguinte, estes foram conduzidos ao laboratório de ciências, com os licenciandos bolsistas do PIBID QUÍMICA, onde realizaram experimentos. As atividades desenvolvidas foram: aula introdutória de laboratório; decomposição do peróxido de hidrogênio; reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre; reações de oxirredução e análise do efeito de um catalisador em uma reação química. A abordagem experimental no ensino de química aumentou a participação e o engajamento dos estudantes, impactando positivamente no aprendizado que se apresentou mais dinâmico e significativo. Além disso, houve importante contribuição das atividades na formação inicial docente dos bolsistas do PIBID QUÍMICA, permitindo a estes vivenciar práticas pedagógicas eficazes e fora do contexto puramente tradicional de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1682_TB4628_03042025162017.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUÉ DE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ"
    "autor_email" => "josue.oliveiraccb17@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da CAPES, cujos objetivos são incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores das licenciaturas, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserindo os licenciados no cotidiano de escolas pública. Diante disso, este trabalho objetiva analisar atividades e ações desenvolvidas no âmbito do Programa PIBID QUÍMICA do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, buscando relatar as contribuições do programa para os estudantes da educação básica e para os docentes em formação. O trabalho foi realizado no Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis, que desde 1945 atua no ensino em Teresina, Piauí. O processo metodológico se deu, inicialmente, conhecendo a instituição por meio da análise de documentos pedagógicos e visitas, permitindo uma compreensão detalhada da estrutura, organização e funcionamento da escola. Em seguida, foram observadas com interações diretas entre alunos e professores de Química, a fim de compreender as metodologias de ensino aplicadas e o nível de engajamento dos estudantes. Na etapa seguinte, estes foram conduzidos ao laboratório de ciências, com os licenciandos bolsistas do PIBID QUÍMICA, onde realizaram experimentos. As atividades desenvolvidas foram: aula introdutória de laboratório; decomposição do peróxido de hidrogênio; reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre; reações de oxirredução e análise do efeito de um catalisador em uma reação química. A abordagem experimental no ensino de química aumentou a participação e o engajamento dos estudantes, impactando positivamente no aprendizado que se apresentou mais dinâmico e significativo. Além disso, houve importante contribuição das atividades na formação inicial docente dos bolsistas do PIBID QUÍMICA, permitindo a estes vivenciar práticas pedagógicas eficazes e fora do contexto puramente tradicional de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.