O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COM O NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132471 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4776 "inscrito_id" => 12043 "titulo" => "O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COM O NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS" "resumo" => "A implementação do Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas no currículo da Educação Básica no Brasil, impactando diretamente a área de Ciências Humanas. O currículo com a referida lei nº 13.415/2017 aumentou a carga horária total dos estudantes, ofereceu os itinerários formativos e permitiu a conexão de uma formação determinada para o mercado de trabalho. Ao reorganizá-lo em Formação Geral Básica (FGB): obrigatória, seguindo a BNCC e Itinerários Formativos: percursos escolhidos pelos alunos, com aprofundamento em áreas do conhecimento ou ensino técnico, gerou desafios às disciplinas de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) com redução de carga horária em muitos estados brasileiros. Em Pernambuco, não foi diferente, o processo da precarização da formação humana perpassou por diversos desafios intensificando a contrarreforma da educação. Por isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar os principais impactos para os Anos Finais da Educação Básica, na área das humanidades, com o Novo Ensino Médio. Pautado em aproximações com as categorias do método crítico dialético, nossa pesquisa perpassa a análise documental através do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e sinaliza que esse novo formato de educação tem ocasionado o comprometimento da formação crítica dos estudantes, a perda da centralidade da formação cidadã, a fragmentação do conhecimento, a desvalorização da formação docente e a atenuação das disparidades locais e regionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12043_TB4776_05042025094603.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ MONTEIRO MORAES" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre.monteiro063@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132471 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4776 "inscrito_id" => 12043 "titulo" => "O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COM O NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS" "resumo" => "A implementação do Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas no currículo da Educação Básica no Brasil, impactando diretamente a área de Ciências Humanas. O currículo com a referida lei nº 13.415/2017 aumentou a carga horária total dos estudantes, ofereceu os itinerários formativos e permitiu a conexão de uma formação determinada para o mercado de trabalho. Ao reorganizá-lo em Formação Geral Básica (FGB): obrigatória, seguindo a BNCC e Itinerários Formativos: percursos escolhidos pelos alunos, com aprofundamento em áreas do conhecimento ou ensino técnico, gerou desafios às disciplinas de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) com redução de carga horária em muitos estados brasileiros. Em Pernambuco, não foi diferente, o processo da precarização da formação humana perpassou por diversos desafios intensificando a contrarreforma da educação. Por isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar os principais impactos para os Anos Finais da Educação Básica, na área das humanidades, com o Novo Ensino Médio. Pautado em aproximações com as categorias do método crítico dialético, nossa pesquisa perpassa a análise documental através do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e sinaliza que esse novo formato de educação tem ocasionado o comprometimento da formação crítica dos estudantes, a perda da centralidade da formação cidadã, a fragmentação do conhecimento, a desvalorização da formação docente e a atenuação das disparidades locais e regionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12043_TB4776_05042025094603.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ MONTEIRO MORAES" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre.monteiro063@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }