Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHAMA O PDT! AS IMPLICAÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CEARENSES.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho se propõe investigar as implicações do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na prática docente e na construção de uma ideia de comunidade escolar integrando família, escola e aluno em escolas públicas desta mesma rede de ensino. O PPDT faz parte de um conjunto de estratégias da Secretaria da Educação do Ceará se tornando uma política educacional obrigatória em todas as escolas estaduais da rede de ensino, sendo definido pela instituição como uma tecnologia educacional que favorece a construção de uma escola que educa a razão e a emoção, tendo como premissa a desmassificação do ensino. Ancorada nessa definição a pesquisa objetiva desvendar as implicações envoltas a essa tecnologia educacional que se propõe construir um processo de aprendizado destinado a instruir o corpo discente não apenas transmitindo saberes objetivos relacionados à racionalidade humana, mas ambiciona formar com igual importância o campo emocional desses jovens, a partir de uma prática docente alicerçada na construção de laços entre professor e aluno, por meio de relações individualizadas e desmassificadas. A pesquisa também nos provoca a pensarmos algumas outras categorias analíticas que perpassam a atuação do diretor de turma, dentre elas, temas como a gestão de sala, o eixo família-escola-aluno, a relação entre profissionalização e desprofissionalização da docência e, por fim, o lugar da escuta como construção socioafetiva na relação entre o professor diretor de turma com seus alunos. A realização da pesquisa se dará por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, se valendo de trabalho de campo com observação participante com foco nas dinâmicas da função e na percepção dos atores envolvidos acerca do projeto analisado, bem como se fará uso de pesquisa bibliográfica e documental sobre a origem e exemplos de experiências práticas do projeto que possam auxiliar na maior compreensão dos aspectos analisados sobre a política investigada.

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