Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO ENTRE O PROTAGONISMO, A ESCRITA CRIATIVA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AVALIATIVA DISCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo é a apresentação com análise e avaliação de uma Sequência Didática sobre gêneros textuais, que envolveu desde atividades de produção textual até a prática de avaliação entre os grupos de trabalho em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Garanhuns-PE. A Sequência contou com os gêneros textuais Contos de Terror e Receita, em que os alunos elaboraram histórias inéditas que contaram com uma série de critérios – que serão detalhados no corpo deste artigo – e vivenciaram diversas oportunidades de revisão e reescrita de seus textos. Ao final do projeto, os estudantes precisaram apresentar suas produções textuais oralizando-as para todo o restante da turma e, também, participar da avaliação das apresentações dos colegas, momentos estes em que o grupo fazia seus apontamentos avaliativos. Os grupos foram avaliados pela professora no momento em que avaliavam seus colegas, partindo da premissa de que para fazer boa avaliação e observações ponderadas sobre uma apresentação, o avaliador precisa, primeiramente, entender o conteúdo em questão. O planejamento destas aulas utilizou-se do documento legal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e de teóricos, como Marcuschi e Schneuwly para os conceitos que embasariam a trajetória da sequência didática dando, também, o suporte necessário para o pensamento metodológico/científico que apoiaria os procedimentos utilizados. Para as condutas de avaliação, Perrenoud foi o embasamento necessário. Os resultados apresentaram-se como satisfatórios, uma vez que os estudantes desenvolveram diversas habilidades durante a vivência da Sequência, dentre elas a assimilação do conhecimento sobre os gêneros textuais trabalhados e a capacidade de avaliação e autoavaliação.

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