Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UM SHOW

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132751
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5141
    "inscrito_id" => 13875
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UM SHOW"
    "resumo" => "O período pós pandêmico trouxe desafios para o ensino, na área da física não é diferente, os estudantes demostram desinteresse e um emocional abalado, crises de ansiedades são frequentes nos ambientes escolares, considerando esse contexto, buscou-se através de um show de física, trazer um dinamismo e um interesse dos estudantes para conteúdos relacionados a disciplina. O presente trabalho teve por motivação contribuir com uma série de demonstrações de alguns assuntos de física, que possam proporcionar uma aprendizagem significativa e despertem nos alunos de ensino fundamental e médio um olhar atrativo para a física. O desenvolvimento do trabalho deu-se através de experimentos simples, que foram desenvolvidos e supervisionados por professor e monitores atuantes na disciplina, eles foram treinados para uma apresentação lúdica, com uma trilha sonora selecionada, e assim, estabelece todo um clima emocional, curiosidades e suspense. Aponta-se como resultados, o aumento de interesse pela busca de explicações com relação aso fenômenos físicos envolvidos nos experimentos apresentados, e um olhar atencioso para a disciplina após as apresentações do show de física. Conforme as exposições acontecem, tem-se dados que evidenciam uma aprendizagem significativa. Durante as apresentações a plateia demostraram uma leveza e um interesse pelas atrações, assim, minimiza-se a ideia de que a física é puramente cálculo e apresenta-se a vertente de algo atrativo com uma ludicidade que proporciona uma aprendizagem efetiva, através de estímulos que atingem o emocional de cada espectador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13875_TB5141_07042025160150.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO NILSON OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "nilsonifce8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132751
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5141
    "inscrito_id" => 13875
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UM SHOW"
    "resumo" => "O período pós pandêmico trouxe desafios para o ensino, na área da física não é diferente, os estudantes demostram desinteresse e um emocional abalado, crises de ansiedades são frequentes nos ambientes escolares, considerando esse contexto, buscou-se através de um show de física, trazer um dinamismo e um interesse dos estudantes para conteúdos relacionados a disciplina. O presente trabalho teve por motivação contribuir com uma série de demonstrações de alguns assuntos de física, que possam proporcionar uma aprendizagem significativa e despertem nos alunos de ensino fundamental e médio um olhar atrativo para a física. O desenvolvimento do trabalho deu-se através de experimentos simples, que foram desenvolvidos e supervisionados por professor e monitores atuantes na disciplina, eles foram treinados para uma apresentação lúdica, com uma trilha sonora selecionada, e assim, estabelece todo um clima emocional, curiosidades e suspense. Aponta-se como resultados, o aumento de interesse pela busca de explicações com relação aso fenômenos físicos envolvidos nos experimentos apresentados, e um olhar atencioso para a disciplina após as apresentações do show de física. Conforme as exposições acontecem, tem-se dados que evidenciam uma aprendizagem significativa. Durante as apresentações a plateia demostraram uma leveza e um interesse pelas atrações, assim, minimiza-se a ideia de que a física é puramente cálculo e apresenta-se a vertente de algo atrativo com uma ludicidade que proporciona uma aprendizagem efetiva, através de estímulos que atingem o emocional de cada espectador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13875_TB5141_07042025160150.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO NILSON OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "nilsonifce8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O período pós pandêmico trouxe desafios para o ensino, na área da física não é diferente, os estudantes demostram desinteresse e um emocional abalado, crises de ansiedades são frequentes nos ambientes escolares, considerando esse contexto, buscou-se através de um show de física, trazer um dinamismo e um interesse dos estudantes para conteúdos relacionados a disciplina. O presente trabalho teve por motivação contribuir com uma série de demonstrações de alguns assuntos de física, que possam proporcionar uma aprendizagem significativa e despertem nos alunos de ensino fundamental e médio um olhar atrativo para a física. O desenvolvimento do trabalho deu-se através de experimentos simples, que foram desenvolvidos e supervisionados por professor e monitores atuantes na disciplina, eles foram treinados para uma apresentação lúdica, com uma trilha sonora selecionada, e assim, estabelece todo um clima emocional, curiosidades e suspense. Aponta-se como resultados, o aumento de interesse pela busca de explicações com relação aso fenômenos físicos envolvidos nos experimentos apresentados, e um olhar atencioso para a disciplina após as apresentações do show de física. Conforme as exposições acontecem, tem-se dados que evidenciam uma aprendizagem significativa. Durante as apresentações a plateia demostraram uma leveza e um interesse pelas atrações, assim, minimiza-se a ideia de que a física é puramente cálculo e apresenta-se a vertente de algo atrativo com uma ludicidade que proporciona uma aprendizagem efetiva, através de estímulos que atingem o emocional de cada espectador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.