O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UM SHOW
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132751 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5141 "inscrito_id" => 13875 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UM SHOW" "resumo" => "O período pós pandêmico trouxe desafios para o ensino, na área da física não é diferente, os estudantes demostram desinteresse e um emocional abalado, crises de ansiedades são frequentes nos ambientes escolares, considerando esse contexto, buscou-se através de um show de física, trazer um dinamismo e um interesse dos estudantes para conteúdos relacionados a disciplina. O presente trabalho teve por motivação contribuir com uma série de demonstrações de alguns assuntos de física, que possam proporcionar uma aprendizagem significativa e despertem nos alunos de ensino fundamental e médio um olhar atrativo para a física. O desenvolvimento do trabalho deu-se através de experimentos simples, que foram desenvolvidos e supervisionados por professor e monitores atuantes na disciplina, eles foram treinados para uma apresentação lúdica, com uma trilha sonora selecionada, e assim, estabelece todo um clima emocional, curiosidades e suspense. Aponta-se como resultados, o aumento de interesse pela busca de explicações com relação aso fenômenos físicos envolvidos nos experimentos apresentados, e um olhar atencioso para a disciplina após as apresentações do show de física. Conforme as exposições acontecem, tem-se dados que evidenciam uma aprendizagem significativa. Durante as apresentações a plateia demostraram uma leveza e um interesse pelas atrações, assim, minimiza-se a ideia de que a física é puramente cálculo e apresenta-se a vertente de algo atrativo com uma ludicidade que proporciona uma aprendizagem efetiva, através de estímulos que atingem o emocional de cada espectador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13875_TB5141_07042025160150.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO NILSON OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "nilsonifce8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132751 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5141 "inscrito_id" => 13875 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UM SHOW" "resumo" => "O período pós pandêmico trouxe desafios para o ensino, na área da física não é diferente, os estudantes demostram desinteresse e um emocional abalado, crises de ansiedades são frequentes nos ambientes escolares, considerando esse contexto, buscou-se através de um show de física, trazer um dinamismo e um interesse dos estudantes para conteúdos relacionados a disciplina. O presente trabalho teve por motivação contribuir com uma série de demonstrações de alguns assuntos de física, que possam proporcionar uma aprendizagem significativa e despertem nos alunos de ensino fundamental e médio um olhar atrativo para a física. O desenvolvimento do trabalho deu-se através de experimentos simples, que foram desenvolvidos e supervisionados por professor e monitores atuantes na disciplina, eles foram treinados para uma apresentação lúdica, com uma trilha sonora selecionada, e assim, estabelece todo um clima emocional, curiosidades e suspense. Aponta-se como resultados, o aumento de interesse pela busca de explicações com relação aso fenômenos físicos envolvidos nos experimentos apresentados, e um olhar atencioso para a disciplina após as apresentações do show de física. Conforme as exposições acontecem, tem-se dados que evidenciam uma aprendizagem significativa. Durante as apresentações a plateia demostraram uma leveza e um interesse pelas atrações, assim, minimiza-se a ideia de que a física é puramente cálculo e apresenta-se a vertente de algo atrativo com uma ludicidade que proporciona uma aprendizagem efetiva, através de estímulos que atingem o emocional de cada espectador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13875_TB5141_07042025160150.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO NILSON OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "nilsonifce8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }