LABORATORIANDO NO IFPB: CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133041 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5527 "inscrito_id" => 10028 "titulo" => "LABORATORIANDO NO IFPB: CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Conectar teoria e prática no ensino de Ciências é fundamental para promover uma aprendizagem significativa e desenvolver a alfabetização científica dos estudantes. Para que isso ocorra, é essencial que o ensino vá além da simples memorização de conteúdos, integrando atividades práticas que estimulem a investigação, a reflexão e a autonomia dos alunos. Ao aproximar os conteúdos teóricos da realidade dos estudantes por meio de experimentos, observações e discussões sobre problemas atuais, o processo de ensino-aprendizagem torna-se mais dinâmico, crítico e contextualizado. Essa abordagem incentiva a curiosidade e o pensamento científico, permitindo que os alunos compreendam melhor os fenômenos naturais e suas implicações sociais, ambientais e tecnológicas. Diante disto, este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e a aplicação de atividades práticas voltadas ao ensino de Ciências. As práticas abordaram conteúdos que são trabalhados nesta disciplina, foram realizadas no Laboratório de Ciências do IFPB Cabedelo e envolveram os alunos da educação básica. As atividades fazem parte do projeto de extensão “Laboratoriando: Fazendo Ciências no IFPB Cabedelo” (@laboratoriandoifpb). Após a realização das atividades, é aplicado um questionário avaliativo com o objetivo de analisar os impactos das práticas no aprendizado dos estudantes.. A integração entre teoria e prática contribui não apenas para a compreensão dos conteúdos escolares, mas também pode contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos. Ao desenvolver a alfabetização científica desde os anos iniciais da educação básica, o ensino de Ciências assume um papel transformador, preparando os estudantes para lidar com os desafios da sociedade contemporânea e atuar de forma responsável frente às questões científicas e tecnológicas que impactam o mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10028_TB5527_25042025153557.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO LEITE DE MELO RUFFO" "autor_nome_curto" => "THIAGO RUFFO" "autor_email" => "thiago.ruffo@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133041 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5527 "inscrito_id" => 10028 "titulo" => "LABORATORIANDO NO IFPB: CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Conectar teoria e prática no ensino de Ciências é fundamental para promover uma aprendizagem significativa e desenvolver a alfabetização científica dos estudantes. Para que isso ocorra, é essencial que o ensino vá além da simples memorização de conteúdos, integrando atividades práticas que estimulem a investigação, a reflexão e a autonomia dos alunos. Ao aproximar os conteúdos teóricos da realidade dos estudantes por meio de experimentos, observações e discussões sobre problemas atuais, o processo de ensino-aprendizagem torna-se mais dinâmico, crítico e contextualizado. Essa abordagem incentiva a curiosidade e o pensamento científico, permitindo que os alunos compreendam melhor os fenômenos naturais e suas implicações sociais, ambientais e tecnológicas. Diante disto, este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e a aplicação de atividades práticas voltadas ao ensino de Ciências. As práticas abordaram conteúdos que são trabalhados nesta disciplina, foram realizadas no Laboratório de Ciências do IFPB Cabedelo e envolveram os alunos da educação básica. As atividades fazem parte do projeto de extensão “Laboratoriando: Fazendo Ciências no IFPB Cabedelo” (@laboratoriandoifpb). Após a realização das atividades, é aplicado um questionário avaliativo com o objetivo de analisar os impactos das práticas no aprendizado dos estudantes.. A integração entre teoria e prática contribui não apenas para a compreensão dos conteúdos escolares, mas também pode contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos. Ao desenvolver a alfabetização científica desde os anos iniciais da educação básica, o ensino de Ciências assume um papel transformador, preparando os estudantes para lidar com os desafios da sociedade contemporânea e atuar de forma responsável frente às questões científicas e tecnológicas que impactam o mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10028_TB5527_25042025153557.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO LEITE DE MELO RUFFO" "autor_nome_curto" => "THIAGO RUFFO" "autor_email" => "thiago.ruffo@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }